|
15/10/2010
Caros Colegas Professores Sócias e Sócios da SBQ:
Hoje celebramos o dia do Professor. A importância desse profissional à sociedade levou administradores públicos a sugerirem à “Profissão Professor” o caráter de função de Estado. Por mais que a rede “www” e seus desdobramentos disponibilizem a informação e encurtem as distâncias entre pessoas, dotando-nos de realidade virtual em tempo real, não existirá escola ou educação sem Professor. O Professor é indispensável e insubstituível em todos os níveis acadêmicos de formação.
Enquanto a sociedade organizada brasileira não reconhecer e exigir que o Professor, em todos os níveis, seja tratado como uma carreira de Estado, com os direitos e facilidades do exercício profissional, a educação brasileira continuará mostrando indicadores inaceitáveis, que justificam o nosso baixo desenvolvimento socioeconômico, pois, “não apenas pela educação, mas jamais sem ela, avançaremos”.
Como professor e educador convicto – antes que pesquisador – muito me orgulho da profissão por nós abraçada e creio que esse reconhecimento social depende, principalmente, de atitudes concretas de cada Professor na busca da excelência científica e didático-pedagógica. Continuemos acreditando na importância do nosso papel social e envidando nossos melhores esforços na busca de um mundo melhor.
Parabéns a todos!
César Zucco
Presidente da SBQ
|
|