.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 1218

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




28/04/2016



1. 19º Congresso Brasileiro de Catálise e IX Congresso Mercosul de Catálise (MercoCat)

17 a 21 de setembro de 2017 – Ouro Preto, Minas Gerais

O Congresso Brasileiro de Catálise (CBCat) vem sendo realizado a cada dois anos, pela Sociedade Brasileira de Catálise (SBCat). Neste biênio, a organização desse evento coube à Regional 2 (Minas Gerais e Rio de Janeiro). Dessa forma, convidamos todos a participar do 19º Congresso Brasileiro de Catálise - CBCat, que irá ocorrer na cidade histórica de Ouro Preto, considerada um belíssimo museu a céu aberto, com uma rica arquitetura colonial localizada entre as montanhas de Minas Gerais.

Esse ano também será realizado o Congresso Mercosul de Catálise (Mercocat). A partir de 2001 ficou decidido que se iria fomentar as ações de fortalecimento das relações acadêmicas na região do Mercosul mediante a realização do Mercocat. O primeiro Mercocat aconteceu em Bento Gonçalves, Brasil, em 2001. A última realização, a oitava edição, ocorreu na Argentina em setembro de 2015. A próxima será realizada juntamente com o 19° CBCat em Ouro Preto, Brasil. Esperamos que o 19° CBCat e IX Mercocat sejam eventos para trocas de idéias e discussão de temas relacionados à pesquisa na área de catálise e inovação, reunindo esforços para acelerar o desenvolvimento científico e tecnológico do País. O evento constará de conferências plenárias, miniconferências, sessões orais, sessões de painéis, grupos de discussão e mesas-redondas, de modo a permitir que as comunidades acadêmicas e industriais compartilhem os mais recentes avanços nas suas especialidades e propiciem a renovação recíproca de conhecimentos.

Mais informações


Fonte: Comissão Organizadora do 19ª CBCat/IX MercoCat


2. VIII Encontro Estadual de Química (ENESQUIM)

De 12 a 14 de Julho de 2016
UFS – Campus Prof. Alberto Carvalho – Itabaiana/SE


O Encontro Estadual de Química – ENESQUIM – está entre os eventos de maior importância na área de Química do agreste Sergipano. Acontece anualmente na Universidade Federal de Sergipe, Campus Prof. Alberto Carvalho (Itabaiana). A primeira edição (2009) foi idealizada por alunos do Departamento de Química/DQCI-UFS, que viram a necessidade de desenvolver uma semana acadêmica em que fossem abordados temas muitas vezes não debatidos durante o curso. É um evento que vem crescendo a cada ano, assim como a participação das instituições.

No ano de 2016 será realizada sua 8ª edição, tendo como tema central: "Química e meio ambiente, qual o nosso papel?", em que o foco será ressaltar como os novos avanços e a pesquisa científica na área de Ciências Biológicas, Física e Química contribuem para o desenvolvimento de materiais e aplicações mais amiga do meio ambiente, ao mesmo tempo em que preserva a qualidade e o estilo de vida que desejamos.

Neste ano, em especial, será comemorado os 10 anos da Licenciatura em Química e do campus de Itabaiana.

Informações: www.enesquim.com.br

e-mail: ufs.enesquim@gmail.com


Fonte: Valéria Priscila de Barros (UFS)


3. VII Encontro Regional de Química da SBQ Nordeste e IV Escola de Química Professor Ricardo Ferreira

A Universidade Federal de Pernambuco – Campus Recife juntamente com a Secretaria Regional da SBQ/PE organizam o VII Encontro Regional de Química da SBQ (SBQ-NE) e a IV Escola de Química Professor Ricardo Ferreira, que acontecerão no período de 17 a 19 de julho de 2016, na cidade do Recife, sob tema central "Desafios e Perspectivas da Química no Nordeste".

A programação do evento contará com minicursos, palestras, sessões coordenadas e de painéis, lançamento de livros e homenagens.

O prazo para submissão de resumos vai até o dia 06 de maio de 2016.

Cada inscrição dá direito a fazer um minicurso e a submeter um trabalho que poderá ser inédito ou não.

Maiores informações e inscrições podem ser feitas no site do evento: www.ufpe.br/sbqrecife


Fonte: Comissão organizadora


4. 5th Brazil-Spain Workshop on Organic Chemistry" (BSWOC-2016)

O 5th Brazil-Spain Workshop on Organic Chemistry (BSWOC-2016), será realizado de 24 a 26 de outubro de 2016, no Hotel Slaviero Essential - Praia dos Ingleses, em Florianópolis.

Para inscrições e maiores informações, consulte a página do evento:

http://www.bswoc2016.com/
https://www.facebook.com/bswoc2016/
bswoc2016@gmail.com


Fonte: Comissão Organizadora


5. Reunião Magna 2016: Paving a Better Future

Com o tema '100 Anos de Ciência: Construindo um Futuro Melhor', a reunião comemorativa do centenário da Academia Brasileira de Ciências será realizada em parceria com o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e terá cientistas brasileiros e estrangeiros de grande destaque discutindo as contribuições da ciência para um amanhã melhor.

Data: 4, 5 e 6 de maio de 2016
Coordenadores: Débora Foguel e Carlos Aragão

A Reunião Magna 2016 da Academia Brasileira de Ciências, fundada em 3 de maio de 1916, tem como tema 100 Anos de Ciência: Construindo um Futuro Melhor.

As sessões abordarão estudos sobre zika vírus, saúde global, segurança alimentar sustentável, energia, novas tecnologias e educação, entre outros temas de grande interesse da sociedade. Serão conduzidas por cientistas brasileiros de destaque e convidados estrangeiros de excelência, inclusive o ganhador do Prêmio Nobel de Física 2015, TakaakI Kajita.

Nesse ano especial, a Reunião Magna será realizada em parceria com o Museu do Amanhã e ocorrerá em suas instalações. Este é um museu recém-inaugurado no Rio de Janeiro, totalmente dedicado à ciência e ao conhecimento. Uma combinação perfeita, já que a ABC também está propondo, durante a Reunião Magna, pensar em um amanhã melhor para nosso planeta.

Também teremos no local uma exposição histórica, contando um pouco da história da ABC e apresentando alguns dos cientistas brasileiros que construíram a ciência e, assim, promoveram o desenvolvimento em nosso país.

Convidamos todos a estarem conosco nessa ocasião. Veja a programação em anexo para escolher os dias e turnos de seu interesse.

Use a hashtag #ABCiencias100

As inscrições são feitas pelo formulário https://museudoamanha.typeform.com/to/fcO1Nr

É importante frisar que só será possível a entrada na Reunião Magna com inscrição prévia, conforme procedimento do Museu do Amanhã.

Confira os eventos-satélite promovidos por Acadêmicos durante o ano do Centenário da ABC.

A entrada será gratuita, mas só será permitida mediante inscrição prévia.


Fonte: Clarice de Oliveira Cudischevitch (Assessoria de Comunicação da ABC)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299