.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 1233

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




18/08/2016



1. Seminário de Propriedades Químicas Superficias - IQ/USP

30 de Agosto de 2016
Instituto de Química, USP


A Anton Paar e o Instituto de Química da USP lhes convidam para o seminário The Zeta Potential as an Indicator of Surface Properties, que será ministrado pelo Dr. Thomas Luxbacher, PhD em Technical Chemistry pela Technical University of Graz, Áustria no dia 30 de agosto de 2016.

O potencial zeta é largamente conhecido no campo das ciências dos colóides, mas neste seminário o Dr. Luxbacher apresentará a aplicabilidade do potencial zeta para a caracterização de materiias sólidos macroscópicos de praticamente qualquer forma e tamanho através das técnicas denominadas Streaming Potential e Streaming Current.

Através destas técnicas, o instrumento SurPASS 3 da Anton Paar, determina o potencial zeta e realiza o estudo de cinéticas de adsorção para a caracterização de diversos tipos de materiais, sendo uma importante e inovadora solução analítica para pesquisas com: Nanotubos de Carbono; Grafenos; Membranas e Filtros; Biomateriais; Semicondutores; Fibras e Tecidos; Cosméticos e Detergentes; Modificações de Superfícies Poliméricas; Minerais.

Mais informações


Fonte: Denise F. S. Petri (IQUSP)


2. I Escola de Química e Oficina da Pós-Graduação

O Programa de Pós-Graduação em Química da UTFPR campus Curitiba convida à todos para participar da I Escola de Química e Oficina da Pós-Graduação que acontecerá entre os dias 29 de agosto à 01 de setembro de 2016.

Maiores informações no site do evento:


Fonte: Fernando Molin (UTFPR)


3. 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2016)

A 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2016), ocorrerá de 17 a 23 de outubro, com o tema "Ciência alimentando o Brasil".

Aberto o período de cadastramento das Instituições e Eventos. A partir do dia 1° setembro a plataforma de cadastramento de atividade ficará ativa.

Participe você também da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia! Inscreva seus eventos e atividades de divulgação de Ciência e Tecnologia que farão parte da Programação Nacional da SNCT 2016.

Para maiores informações acesse: http://semanact.mcti.gov.br/inicio


Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299