.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 1242

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




20/10/2016



1. 8° Simpósio Internacional de Catálise Ácido-Base

O 8° Simpósio Internacional de Catálise Ácido-Base (8th International Symposium on Acid-Base Catalysis), ABC-8, será realizado de 7 a 10 de maio de 2017, no Rio de Janeiro.

O ABC é uma série bem consolidada de simpósios que têm tratado de temas ligados à catálise ácido-base. O ABC-8 será um fórum para os cientistas e pesquisadores da academia e da indústria discutirem os desenvolvimentos mais recentes bem como oportunidades tecnológicas nesta área estratégica de estudo, promovendo uma abordagem global e interdisciplinar em relação a aplicações da catálise ácido-base tanto em nível de ciência fundamental como também em aplicações de interesse industrial. Os temas incluem a catálise ácido-base aplicada ao refino e à petroquímica, à produção de biocombustíveis, ao processamento de biomassa, à química fina e aos aspectos ambientais com ênfase na conversão de CO2.

As atividades científicas do ABC-8 serão realizadas no Hotel Windsor, em frente à belíssima praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, um local de numerosas atrações, muitos restaurantes, bares, shoppings centers, parques naturais e reservas ecológicas.

Informações detalhadas sobre a submissão de resumos, o registro, o acesso ao local da conferência e programas científicos, encontram-se no website http://acid-base-catalysis.com/.


Fonte: Fatima Zotin (IQ-UERJ)


2. V Workshop de Química

O V Workshop de Química será realizado no Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Amargosa – BA, nos dias 27 a 29 de outubro de 2016, dentro da Semana Nacional de Tecnologia, como tema: Química no Cotidiano. O evento tem o apoio de projeto aprovado pelo EDITAL APOIO A EVENTOS CIENTÍFICOS-2016/01 da PROEXT/UFRB.

O Workshop de Química, que neste ano está em sua 5ª edição, é um evento com abrangência regional, de caráter técnico-científico organizado por professores e alunos do curso de Graduação em Licenciatura em Química da UFRB. Esse evento permite a aproximação e interação da comunidade acadêmica, formado por professores e alunos de diversas instituições de ensino superior (UFRB, UFBA, UESC, UNEB, UESF, UESB, UFOB, dentre outras), com o Ensino Médio da região, professores da educação básica, profissionais liberais e a populaçã o em geral.

O workshop apresentará ao longo de três dias: palestras, oficinas temáticas, lançamento do 1º número da Revista Alquimia, minicursos, concurso de criação de Máquinas Térmicas, apresentação de trabalhos acadêmicos na modalidade de pôster e comunicação oral e entrega do Prêmio Maurício Tourinho ao aluno destaque do curso de Licenciatura em Química.

Não haverá taxa de inscrição para os alunos do Ensino Médio. Os organizadores solicitam apenas a contribuição dos participantes através da doação de um quilo de alimento não perecível, exceto sal, que serão doadas para instituições beneficentes de Amargosa.

O programa completo do evento para maiores informações e inscrições, está disponível neste link.


Fonte: Leinah Silva Souza (UFRB)


3. Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia 2016 - Últimos dias para inscrever seu trabalho

O Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia, lançado em dezembro de 2001 pela Abiquim, tem como objetivo estimular a pesquisa e a inovação na área química no País, reconhecendo projetos de inovação tecnológica na área química, que demonstrem a inventividade e a criatividade de empresas e pesquisadores.

A premiação recebeu o nome de Kurt Politzer em 2011, uma homenagem mais do que merecida a esse doutor e professor de química que colaborou por cerca de 30 anos com a Abiquim. Considerado um dos mais importantes personagens da história da química do Brasil, Kurt Politzer fez parte do Conselho Diretor da Abiquim e coordenou a Comissão de Tecnologia.

Além de divulgar as metodologias empregadas e capacitações existentes, o prêmio também estimula novos núcleos de inovação na indústria química.

Ao longo dos anos, cerca de 30 empresas e 20 pesquisadores já foram premiados. Os trabalhos vencedores são anunciados no Encontro Anual da Indústria Química (ENAIQ), realizado entre os meses de novembro e dezembro de cada ano.

O prazo para envio dos trabalhos vai até 31 de outubro. A premiação será realizada no dia 02 de dezembro, durante o Encontro Anual da Indústria Química (ENAIQ 2016).

Mais informações


Fonte: Abiquim


4. IV Método Rietveld de Refinamento de Estrutura

20-24 de Fevereiro de 2017
UFRN-Natal

Instrutor: Prof. José Marcos Sasaki (Dep. Física-UFC)
Coordenador:Prof. Tiago Pinheiro Braga (Instituto de Química-UFRN)

O Instituto de Química da UFRN organiza um curso sobre o método Rietveld de refinamento. As incrições serão gratuitas e devem ser feitas no site do Instituto, http://www.quimica.ufrn.br. As 20 inscrições de funcionários e alunos (mestrado e doutorado) selecionados terão isenção da taxa de inscrição, mas deverão trazer duas latas (400g cada lata) de leite em pó para efetivar a inscrição após confirmação pelo site de todos os inscritos. As latas devem ser entregues na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Química da UFRN.

As latas de leite serão doados ao Orfanato Lírio do Vale, Rua Uruaçu, 50 – Vila São José – Macaíba/RN – CEP: 59280-000, Tel (84) 3271-1900. (http://www.orfanatoliriodovale.com.br)

- É OBRIGATÓRIO trazer o notebook pessoal.

Maiores Informações sobre a programação: http://www.quimica.ufrn.br
Tel: (084) 33422323 (ramal 108 ou ramal 136)


Fonte: Tiago Pinheiro Braga (UFRN)


5. 6º Workshop Norte Nordeste e Centro-Oeste de Síntese Orgânica (WS06)

O 6º Workshop Norte Nordeste e Centro-Oeste de Síntese Orgânica (WS06) será realizado de 23 a 25 de novembro de 2016, no Instituto de Química da Universidade de Brasilia.

As Inscrições com apresentação de pôster: até 04 de novembro de 2016.
As inscrições sem apresentação de pôster: até 18 de novembro de 2016.

Maiores informações


Fonte: Comissão Organizadora do WS06







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299