.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 1255

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




02/02/2017



1. 15º Congresso Internacional de Tintas

Aberta a inscrição de trabalhos para o Congresso Internacional de Tintas

Programação envolverá mais de uma centena de apresentações orais e sob a forma de pôster, com temas relevantes e inovadores.


Profissionais interessados em apresentar trabalhos no 15º Congresso Internacional de Tintas, já podem submetê-los à avaliação do Comitê Científico do evento, que ocorre de 3 a 5 de outubro, como parte da ABRAFATI 2017.

O Congresso tem se destacado pela presença dos principais especialistas de todo o mundo, tanto da indústria quanto do meio acadêmico, proporcionando uma rica programação que contempla pesquisas de vanguarda, inovações e desenvolvimentos recentes relacionados aos mais variados aspectos das tintas. O foco principal desta edição são as formas de agregar valor às tintas, o que inclui temas essenciais como desempenho, sustentabilidade, funcionalidades e facilidade de aplicação. Isso envolve a apresentações de novas ideias e soluções para questões ligadas a matérias-primas, processos de produção, serviços ao cliente, reaproveitamento d e resíduos e ciclo de vida de produtos, entre inúmeras outras oportunidades de melhorias existentes.

Para ter seu paper incluído na programação de palestras e da Sessão Pôster, os pesquisadores deverão enviar um resumo para avaliação, informando também seus dados profissionais.

"Com base no que vem acontecendo ao longo dos anos, nossa expectativa é receber um bom número de estudos de elevado nível técnico, que sejam originais, tenham relevância e permitam oferecer respostas às demandas do consumidor e dos diversos mercados atendidos pela nossa indústria. Com isso, o Congresso contribuirá para agregar valor às tintas", afirma Telma Florêncio, coordenadora da ABRAFATI 2017.

Para informações adicionais e inscrições, acesse www.abrafati2017.com.br


Fonte: Fabio Humberg (ABRAFATI)


2. Seminário: Síntese de materiais híbridos orgânico/inorgânicos e sua utilização em dispositivos ópticos e lasers aleatórios

Síntese de materiais híbridos e aplicação

Avanços técnico-científicos advindos da compreensão do processo Sol-Gel e da química dos precursores impulsionou a síntese de materiais híbridos orgânicos/inorgânicos, resultando em materiais com propriedades mecânicas e físico-químicas distintas dos componentes e com alta compatibilidade, informa Mateus Batista Simões.

O seminário "Síntese de materiais híbridos orgânico/inorgânicos e sua utilização em dispositivos ópticos e lasers aleatórios" será proferido por Simões, na sexta-feira, 03 de fevereiro de 2017, às 10 horas no anfiteatro A do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) – USP. O palestrante informa que abordará "as diferentes classes de materiais híbridos e seus métodos de síntese, suas propriedades e métodos de modificação, objetivando sua utilização na área fotônica e óptica. Em maior detalhe, será discutida a possibilidade de utilizar estes materiais híbri dos para atuarem como matriz flexível ou filmes para laser aleatório."

O palestrante

Durante sua graduação em Química no IQSC-USP, Mateus Batista Simões foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (MEC) e trabalhou com a Profa. Dra. Ana Maria de Guzzi Plepis no projeto "Filmes de quitosana/amido para liberação controlada de ciprofloxacina: efeito do plastificante e da oxidação do amido", com bolsa PIBIC/CNPq. O trabalho foi premiado no World Forum on Advanced Materials, realizado na Polônia. Ainda na graduação, participou de intercâmbio científico junto à Universidade Técnica de Lisboa, em Portugal.

O mestrado em Química Inorgânica na Universidade Estadual de Campinas, foi concluído em 2014 quando apresentou a dissertação "Estudo da síntese de carbon dots via carbonização hidrotérmica e avaliação frente a biossistemas".

Desenvolve seu doutorado em Química Analítica e Inorgânica no IQSC-USP sob orientação do Prof. Dr. Ubirajara Pereira Rodrigues Filho, com pesquisa na área de filmes de nanocompósitos de materiais híbridos uretanasils produzidos via rota de fixação de dióxido de carbono.

Para saber mais: http://lattes.cnpq.br/7043667955130905

Seminário: "Síntese de materiais híbridos orgânico/inorgânicos e sua utilização em dispositivos ópticos e lasers aleatórios"
Mateus Batista Simões (pós-graduando junto ao IQSC-USP)
03/02/2017 – sexta-feira, 10h, anfiteatro A do IQSC-USP
Av. Trabalhador São-carlense, 400
Inscrições gratuitas: www5.iqsc.usp.br/eventos
Informações: (16) 3373-9909 ou 3373-8272


Fonte: Sandra Aparecida Zambon da Silva (IQSC-USP)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299