.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 1275

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




22/06/2017



1. XII Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas Húmicas e Matéria Orgânica Natural, 16-20/10/2017 em Sinop-MT

O XII Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas Húmicas e Matéria Orgânica Natural ( XII EBSH-MON) é uma ação conjunta entre o Grupo Brasileiro da International Humic Substances Society (IHSS) (http://www.humic-substances.org ), a EMBRAPA Agrossilvipastoril (MT), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Esse evento é organizado bienalmente e no ano de 2017 será realizado na sede da EMBRAPA Agrossilvipastoril em SINOP, MT.

O tema principal do XII EBSH-MON é "A Matéria Orgânica e suas Multifuncionalidades", incluindo os seguintes temas: 1. Funções das SH e MON em diferentes ambientes e sua caracterização; 2. Funções da MON na dinâmica de metais e compostos antropogênicos no ambiente; 3. Dinâmica e função da Matéria orgânica e substâncias Húmicas em diferentes usos do solo; 4. Aplicações MON e SH na indústria e produção de fertilizantes e suas funções em sistemas de produção; 5. Função e dinâmica de Carbono e Nitrogênio Pirogênicos no ambiente. Como atividade pré-congresso será realizado um Workshop sobre "Biomassa Pirogênica" onde serão discutidos aspectos tais como Biochar e biorremediação de xenobióticos; Biochar e suas misturas na disponibilização de nutrientes; Carvão hidrotérmico e suas aplicações; CTC e CRA em biochar; Pirólise de resíduos agroindustriais; desenvolvimento de técnicas analíticas para caracterização de biomassa pirogênica; e legislação e protocolos analíticos para biochar.

Mais informações


Fonte: André Henrique Rosa (UNESP/Campus Sorocaba)


2. VIII Encontro Nacional de Química Ambiental (ENQAmb)

O VIII Encontro Nacional de Química Ambiental (ENQAmb) ocorrerá nos dias 3 e 6 de outubro de 2017, em Curitiba, PR.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Curitiba, sediará o evento, o qual foi concebido em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Instituto Meteorológico e Hidrológico da Suécia (SMHI).

A oitava edição do ENQAmb terá como eixo central e norteador o tema: "O químico e os desafios ambientais na sociedade atual". A intenção é promover um ambiente de reflexão, troca de experiências e debates que incentivem todos os participantes a ampliarem a percepção de seu papel enquanto agente multiplicador de conhecimentos e sua responsabilidade em relação aos problemas ambientais.

Maiores informações encontram-se na página do evento.


Fonte: Danielle Caroline Schnitzler (UTFPR)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299