.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 1290

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




19/10/2017



1. Curso química de carboidratos

Curso sobre química de carboidratos com Prof. Oscar Varela (Professor Titular do Departamento de Química Orgânica da Facultad de Ciencias Exactas y Naturales de la Universidad de Buenos Aires (UBA)) a ser realizado de 4 a 8 de dezembro no Departamento de Química Orgânica, Faculdade de Química, Universidad de la República (UdelaR), Montevideu – Uruguai.

Maiores informações contactar Profa. Daniela Gamenara dgamenar@fq.edu.uy


Fonte: Gustavo Pozza Silveira (UFRGS)


2. 42nd International Symposium on Capillary Chromatography (ISCC) e 15th GCxGC Symposium

42nd ISCC e 15th GCxGC

De 13 a 18 de maio de 2018 acontecerão o 42nd International Symposium on Capillary Chromatography (ISCC) e o 15th GCxGC Symposium, em Riva del Garda, Itália (www.chromaleont.it/iscc). Nesta edição, será dada ênfase em técnicas capilares hifenadas a espectrometria de massas. O prazo para a submissão de trabalhos vai até 1 de fevereiro de 2018.

Há oferta de auxílios financeiros para a participação de recém doutores e alunos em pós-doutorado.

Mais informações


Fonte: Humberto Ribeiro Bizzo (Embrapa)


3. 9º Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais

O 9º Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais (SBOE), que neste ano tem como tema "Inovação e Sustentabilidade", será realizado em Caxias do Sul, RS, no período de 20 a 22 de novembro de 2017.

As atividades do simpósio incluem mini-cursos, palestras, mesas redondas, reuniões de grupos de trabalho e apresentação de trabalhos científicos na forma oral e como pôsteres.

O link para inscrições e informações é www.sboe.net.br


Fonte: Humberto Ribeiro Bizzo (Embrapa)


4. 5° Encontro Brasileiro sobre Especiação Química (EspeQBrasil 2017)

Está se aproximando o 5° Encontro Brasileiro sobre Especiação Química (EspeQBrasil 2017), que acontecerá entre 10 a 13 de dezembro de 2017, no Hotel Majestic, Águas de Lindóia/SP.

Com uma programação científica composta por um minicurso de abertura, conferências, mesa redonda, sessões coordenadas, sessões de painéis, homenagens e atividades sociais, o 5° EspeqBrasil 2017 será um importante momento para reflexões e discussões sobre o papel de destaque da Especiação Química dentro da Química Analítica.

As inscrições e envio de resumos já podem ser feitas até 27 de outubro de 2017.

Visite a web page do 5º EspeQBrasil-2017 e confira as principais informações sobre o evento.


Fonte: Amauri Antonio Menegário (CEA/UNESP)


5. Semana da Química na Universidade Federal do Ceará

Os Cursos de Química da Universidade Federal do Ceará, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Química, realizam entre os dias 23 a 27 de outubro a VIII Semana da Química, com o tema: "Água, um desafio para o químico do futuro" A problemática da escassez de água, políticas para garantir o abastecimento público e os desafios nos métodos de tratamento de águas serão discutidos na VIII Semana da Química, que contará com palestras, mesas redondas, oficinas e minicursos, proferidos por profissionais, gestores e cientistas prestigiados no tema, tanto do Estado do Ceará quanto do Brasil.

A conferência de abertura (23/10 às 16:00h) será proferida pelo prestigiado Prof. Dr. José Galizia Tundisi, presidente do Instituto Internacional de Ecologia/São Carlos/ SP.

No dia 25/10 de 14:00 às 18:00h termos apresentações de trabalhos de alunos da graduação e pós-graduação buscando unir-se as demais instituições nacionais para celebração do " Dia C da ciência".


Fonte: Luiz Gonzaga de França Lopes (UFC)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299