.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 1331

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




30/08/2018



1. 38º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ)

O 38º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ) é um evento anual promovido pela comunidade de Ensino de Química, especialmente aquela localizada na região sul do Brasil. Desde 1980, os EDEQs vêm possibilitando o diálogo entre professores, alunos e demais pesquisadores interessados pela qualificação da Educação e do Ensino de Química.

Ao longo de sua trajetória, as atividades desenvolvidas nesse evento marcam um espaço e um tempo propício para a aprendizagem, o ensino, a problematização, a partilha e a proposição de experiências relacionadas ao Ensino da Química e seus campos correlatos.

Na sua 38ª edição, o evento será realizado nos dias 18 e 19 de outubro de 2018, na cidade de Canoas (RS), organizado pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

Quer participar como ouvinte do EDEQ?
- Fazer o cadastro neste link
- Fazer o pagamento conforme informações neste link
- Enviar o comprovante de pagamento para secextensao@ulbra.br
- Acompanhar as informações sobre as atividades neste link


Fonte: Joel Ricardo de Souza Cardoso (ULBRA)


2. 13ª Escola de Eletroquímica

A 13ª Escola de Eletroquímica será realizada no Instituto de Química da Universidade de São Paulo do 2 a 7 de dezembro de 2018, em São Paulo. Depois da Escola de Eletroquimica ocorrera o 3º Workshop on sensing and Energy Storage que também forma parte da Escola. A escola é destinada a alunos de doutorado, recém-doutores e profissionais de indústria. Considerando que neste curso será desenvolvida parte teórica e experimental, o número máximo de participantes será de 25.

Será realizada uma seleção prévia dos inscritos. Aqueles que forem selecionados e não residam na cidade de São Paulo receberão um auxílio que inclui alojamento e refeições. As inscrições serão aceitas até o 23 de setembro de 2018.

A programação completa, assim como outras informações podem ser encontradas na página do evento.


Fonte: Roberto Manuel Torresi (IQUSP)


3. VII Curso de Análise de Minerais/Minérios pelas Técnicas de DRX e FRX

VII Curso de Análise de Minerais/Minérios pelas Técnicas de DRX e FRX

10 a 14 de Dezembro de 2018
Fortaleza – CE

Pré-Inscrição (término 25/10/2018):
https://goo.gl/ENjjwT

Inscrição (término 30/11/2018):
http://www.astef.ufc.br

http://www.raiosx.ufc.br/site/


Fonte: Jose Marcos Sasaki (UFC)


4. Empreenda: Comece com o que você tem! A CCEx-IQSC e o SEBRAE mostram o caminho

Para os estudantes e pesquisadores que têm uma ideia mas não sabem como começar o próprio negócio, a Comissão de Cultura e Extensao Universitária (CCEx) do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, em parceria com o SEBRAE, oferecerão o curso "Empreenda: comece com o que você tem!".

A atividade será ministrada pelo Consultor de Negócios do SEBRAE, Sr. Diego Pereira de Souza, no dia 04 de setembro de 2018, das 10 às 11h30, na biblioteca do IQSC. "Trata-se de um processo dinâmico e criativo que tem por objetivo o desenvolvimento de novas ideias", afirmou Diego.

As inscrições devem ser feitas até às 12 horas do dia 03 de setembro, exclusivamente por e-mail enviado para ccex@iqsc.usp.br, tendo como título "Oficina Empreeendedorismo" e no conteúdo: nome completo, número USP, unidade/instituição, tipo de vínculo (graduação, pós-graduação, pesquisador, outro), telefones de contato e e-mail(s).

Devido ao limitado número de vagas, terão prioridade: (1) alunos de pós-graduação do IQSC; (2) alunos de graduação do IQSC; (3) pesquisadores do IQSC; (4) alunos de pós-graduação de outras unidades do campus USP São Carlos; (5) alunos de graduação de outras unidades do campus USP São Carlos; (6) pesquisadores de outras unidades do campus USP São Carlos; (7) outros interessados. Após o período de inscrição, a CCEx-IQSC divulgará o nome dos selecionados para o curso, que deverão confirmar presença.

A atividade é oferecida gratuitamente e será fornecida declaração aos participantes.

Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP São Carlos
Contato – Comissão de Cultura e Extensão Universitária do IQSC: (16) 3373-8036 ou ccex@iqsc.usp.br


Fonte: Sandra Zambon (Comunicação IQSC)


5. Palestra Desafios para a Ciência no estado de São Paulo

Como aumentar o impacto (científico, social e econômico) da Ciência produzida no estado de São Paulo? É crucial que cada projeto e pesquisador demonstre impacto nestas três dimensões?

Estas perguntas serão respondidas pelo Diretor Científico da FAPESP, professor doutor Carlos Henrique de Brito Cruz, que estará no Instituto de Química de São Carlos no dia 17 de setembro e às 10h30 proferirá a palestra "Desafios para o aumento do impacto (intelectual, social e econômico) da pesquisa em São Paulo". "A busca por maior impacto da ciência em benefício da sociedade é item da agenda de C&T nos principais países e também no Brasil, especialmente para a pesquisa financiada com recursos do contribuinte. Como se pode avançar nessa direção em São Paulo, onde já há um vigoroso sistema de C&T?", questiona o palestrante.

O convite foi formulado pelo Presidente da Comissão de Pós-Graduação do IQSC, professor doutor Roberto Gomes de Souza Berlinck. A discussão do tema busca esclarecer a comunidade acadêmica no período em que se discutem planos de ações e metas docentes para os próximos cinco anos.

Brito Cruz é professor titular na Universidade Estadual de Campinas, onde já assumiu funções de diretor do Instituto de Física, Pró-Reitor de Pesquisa e Reitor. Foi presidente da FAPESP de 1996 a 2002. Foi Foi Presidente do Conselho Superior de Tecnologia e Competitividade da FIESP (2005 a 2011). É membro da Academia Brasileira de Ciências e é Fellow da American Association for the Advancement of Science. Recebeu a Ordre des Palmes Academiques da França, a Ordem do Mérito Científico do Brasil e a Ordem do Império Britânico (OBE).

A palestra acontece no anfiteatro térreo do IQSC, é gratuita e aberta aos interessados mediante inscrição no site www.iqsc.usp.br/eventos.

Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 no campus USP São Carlos
Contato: (16) 3373-8272


Fonte: Sandra Zambon (Comunicação IQSC)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299