.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 1338

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




18/10/2018



1. Ribeirão recebe evento para promover as Ciências Forenses no Brasil

De 4 a 8 de novembro, Ribeirão Preto sedia o sexto Encontro da Sociedade Brasileira de Química Forense (ENQFor) e terceiro Encontro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses (SBCF).

O congresso integrado reúne profissionais da área forense para discutir "Os desafios das Ciências Forenses na integração entre conhecimento, inteligência e técnica pericial" e a promoção é do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, que também foi a instituição que realizou a implantação do primeiro curso de graduação em Química Forense do Brasil.

As atividades contam com fóruns sobre os avanços das Ciências Forenses, conferências, palestras, sessões coordenadas, palestras técnicas, workshops, minicursos e apresentação de trabalhos, incluindo a participação em atividades científicas, visitação à feira de produtos e serviços da área forense.

Entre os palestrantes estão: A professora Carmen Cinira Santos Martin, aposentada e ex-docente do Departamento de Patologia e Medicina Legal da Faculdade de Medicina em Ribeirão Preto (FMRP) da USP; Ashraf Mozayani, cientista forense e professora da Universidade do Sul do Texas; Carlos Eduardo Palhares Machado, atual chefe da Área de Perícias Externas do Instituto Nacional de Criminalística (INC) do Distrito Federal; e Rodrigo Mayrink, responsável por coordenar a frente de trabalho pericial de constatação de danos à fauna no caso do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais.

As inscrições vão até 28 de outubro e será no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, Rua Bernardino de Campos, 999, Centro. As inscrições podem ser feitas no site da SBCF e a programação completa está disponível no mesmo site.

O ENQfor

A primeira edição do ENQFor foi em 2008. O encontro acontece bianualmente, com a organização de docentes do Departamento de Química FFCLRP da USP. A última edição do evento, foi realizada em 2016 e teve a promoção da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses (SBCF), formada por profissionais das Ciências Forenses e reuniu aproximadamente 500 participantes.

Mais informações: http://www.sbcf.org.br/congresso/


Fonte: Rosemeire Aparecida Soares Talamone (SCS/USP-RP)


2. IV Ciclo de minicursos em Cristalografia

De 03 a 07 de dezembro, teremos o IV ciclo de minicursos em Cristalografia, dedicado à identificação e quantificação de fases cristalinas através do método de Rietveld. Também será abordado conceitos de como resolver e refinar estruturas cristalinas através de dados de difratometria de raios X por amostras policristalinas.

Mais informações através do site, ou diretamente com os organizadores (alexandre.cuin@ufjf.edu.br ou selma_ga@yahoo.com.br).


Fonte: Alexandre Cuin (UFJF)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299