.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 1344

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




29/11/2018



1. LIGAndo a Ciência – I Concurso Nacional de Comunicação Científica

"A Liga Nacional de Comunicação Científica (LNCC) surgiu em 2017, formada por interessados em comunicação científica de várias partes do país que acreditam ser possível falar de ciência de forma descontraída. O intuito é tornar a ciência visível e acessível para a população em geral, disseminando e popularizando a mesma de uma forma simples e de fácil compreensão. Dada a importância da comunicação e divulgação científicas para a ciência no mundo, essas áreas têm crescido e ganhado cada vez mais espaço nos últimos tempos, incluindo os concursos de comunicação científica. No Brasil acontecem anualmente concursos renomados, porém nenhum deles é organizado por iniciativas brasileiras.

Dessa forma, a LNCC se propôs a criar algo totalmente nacional, para valorizar cada vez mais a ciência que é produzida no nosso país. Assim surge o LIGAndo a Ciência, que ocorrerá como pré-programação do III Simpósio de Educação em Saúde nos dias 06 e 07 de dezembro, em Barretos - SP. Além de palestras abertas ao público, o LIGAndo promoverá o I Concurso Nacional de Comunicação Científica, do qual podem participar graduandos, graduados, pós-graduandos ou pós-graduados, com ou sem vínculo com instituição de ensino ou pesquisa. Para se inscrever no Concurso, basta enviar um vídeo de até três minutos, explicando sua pesquisa ou um conceito científico de interesse de forma acessível à população não-acadêmica, e é permitido utilizar toda sua criatividade para a elaboração do vídeo. Serão selecionados 4 finalistas que irão se apresentar na final do concurso no dia 7 de dezembro, dentro da programação do encontro científico. O ganhador levará para casa um prêmio de R$300 em dinheiro e um exemplar do livro "O Imperador de Todos os Males - Uma Biografia do Câncer", de Siddhartha Mukherjee.

As inscrições nas palestras abertas ao público e no Concurso poderão ser feitas no site www.oncoeventos.com.br, na sessão relativa ao Simpósio de Educação em Saúde (aba pré-simpósio). Lembramos que os finalistas devem realizar a inscrição nas duas etapas do LIGAndo."

Maiores Informações:
Marina de Assis Souza
Laboratório de Soroepidemiologia e Imunobiologia
Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMTSP/USP)
Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 470, prédio II, 4° andar, 05403-000, SP
(11) 30617027 / marinaasouza@gmail.com


Fonte: Almir Robson Ferreira (IMT-USP)


2. QTNano Talks: dinâmica molecular e métodos de energia livre aplicados ao design computacional de fármacos

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP recebe no dia 13 de dezembro, o professor doutor Germano Heinzelmann, da Universidade Federal de Santa Catarina, que participará de edição do QTNano Talks, abordando o assunto "Dinâmica molecular e métodos de energia livre aplicados ao design computacional de fármacos", às 15 horas, no anfiteatro térreo do edifício Q1.

O pesquisador informou que métodos que usam dinâmica molecular têm se tornado parte integrante da pesquisa biomolecular moderna. "Aliada a cálculos de energia livre usando Mecânica Estatística, simulações com dinâmica molecular possuem aplicação direta no design computacional de novos fármacos, já que são capazes de testar a afinidade de grande número de moléculas a diferentes receptores em pouco tempo e a baixo custo", acrescentou. As placas de processamento gráfico modernas permitem que simulações sejam realizadas em computadores comuns.

Sobre o seminário, o convidado afirmou: "Mostrarei algumas aplicações dessa área de estudo, particularmente na ligação de pequenas moléculas aos domínios-bromo, proteínas ligadas a mudanças epigenéticas. Mostrarei como cálculos de energia livre de ligação podem refinar poses obtidas por docking, e também prever a afinidade de diferentes ligantes em sistemas que possuem potencial terapêutico. Tais cálculos foram totalmente automatizados através de um programa desenvolvido por mim em parceria com a Universidade da California San Diego (Estados Unidos), chamado FEtool.py, que será lançado em breve. Nosso programa pode ser diretamente estendido para inúmeros outros sistemas além dos domínios-bromo, ampliando a aplicabilidade de ferramentas computacionais nos primeiros estágios da busca por novas drogas".

Germano Heinzelmann tem doutorado junto à Universidade de Sidney (Estados Unidos). Atua em Física com ênfase em Mecânica Estatística. É revisor dos periódicos Neurochemistry International e Journal of Chemical Theory and Computation.

QTNano Talks é um ciclo de palestras organizadas pelo professor doutor Juarez Lopes Ferreira da Silva, coordenador do Grupo de Teoria Quântica de Nanomateriais do IQSC-USP.

As inscrições serão abertas oportunamente através do site www.iqsc.usp.br/eventos

Endereço: Av. Trabalhador São Carlense, 400 – área 1
Contato: qtnano@iqsc.usp.br


Fonte: Sandra Zambon (Comunicação IQSC)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299