.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 1353

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




14/02/2019



1. SIAMQUI - Simpósio Amazônico de Química

O evento Simpósio Amazônico de Química (SIAMQUI), que ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2019 no Radisson Hotel Maiorana Belém.

O evento justifica-se pela importância dos envolvidos no setor da química quanto nas áreas periféricas estarem em contato entre si, para futuros e possíveis profissionais, pesquisadores, professores, estudantes, com o objetivo de desenvolvimento e sustentabilidade do espaço amazônico. Além disso, o Simpósio irá mostrar o que o complexo regional amazônico tem a oferecer, assim como, promover debates, vendas, exposições e minicursos do que há de melhor em todo o contexto da Química na Amazônia.

O evento tem como tema: "Meio ambiente, Educação, Tecnologia e Sociedade", e possui como objetivo buscar reunir profissionais, estudantes, e interessados das mais diversas esferas da área de química visando à valorização, socialização e exposições das pesquisas científicas e conhecimentos acerca da região.

Mais informações


Fonte: Marcelo Henrique Vilhena Silva (IFPA)


2. Workshop GDR- USP 2019 satellite meeting, GPCR signaling and drug discovery

Na semana de 18 a 22 de março de 2019, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP - SP, sediará o workshop GDR- USP 2019 satellite meeting, GPCR signaling and drug discovery (https://gdrusp2019.com).

O GRD-USP 2019 foi organizado em colaboração com o GDR (Groupement de Recherche) da França e terá palestras de pesquisadores brasileiros e de 11 pesquisadores internacionais, incluindo os Professores Ralf Jockers do Institut Cochin (França) e Michel Bouvier da Université de Montréal (Canadá). Os palestrantes irão discutir vários aspectos da atuação de receptores de membrana do tipo GPCR (G-protein coupled receptor), que atuam como alvos de vários medicamentos na indústria farmacêutica. O workshop também irá abordar o tema, descoberta de fármacos e inovação com a participação da FAPESP, do Prof. Jorge Guimarães, Presidente da EMBRAPII, do Prof. Fernando Perez, Presidente da Recepta- Biopharma e de coordenadores de start-ups.

Para a inscrição gratuita e mais informações sobre o GDR-USP acesse o site https://gdrusp2019.com/home. O evento disponibiliza 100 vagas para participantes.

O workshop está cadastrado com uma disciplina de Pós-Graduação e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Convênio Santander), Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e da Faculdade de Ciências Farmacêuticas - USP.

Local:
Auditório Maria Aparecida Pourchet Campos - Bloco 13ª
Faculdade de Ciências Farmacêuticas – USP/SP


Fonte: Celia R. S. Garcia (USP)


3. XVII Congresso Latino-Americano de Cromatografia e Técnicas Relacionadas (COLACRO XVII)




O XVII Congresso Latino-Americano de Cromatografia e Técnicas Relacionadas (COLACRO XVII) ocorrerá de 14 a 19 de julho de 2019, na cidade de Aracaju, estado de Sergipe, nordeste brasileiro. Neste evento, a comunidade Latino-Americana de Cromatografia se reunirá, como faz tradicionalmente a cada dois anos. Pela primeira vez, em 34 anos de existência, o evento ocorrerá em uma cidade do nordeste brasileiro, reunindo estudantes, professores e pesquisadores da área cromatografia e de áreas relacionadas, de todos os cantos da América Latina, além de convidados e participantes de outros continentes, sob o agradável clima nordestino para celebrar o estado da arte da Cromatografia. Após o sucesso do XVI COLACRO em Lisboa/2016, a expectativa é que recebamos um grande número de participantes na região nordeste do país.

O COLACRO XVII será realizado nas dependências da Universidade Tiradentes em Aracaju, uma Universidade jovem com excelente infraestrutura que oferece um grande espaço moderno e multifuncional para a realização de todos os eventos programados além de uma área confortável para a exposição de equipamentos, que é uma forte característica deste evento.

O XVII Congresso Latino-Americano de Cromatografia (COLACRO XVII), nesta edição ocorrerá conjuntamente com o Simpósio Nacional de Cromatografia (SIMCRO 2019), e com o Workshop em Avanços Recentes no Preparo de Amostras (WARPA 2019).

COLACRO: Este é o maior o evento de cromatografia e técnicas afins na América-Latina, tendo iniciado em 1986 no Rio de Janeiro (Brasil) pelo professor Fernando Lanças, e desde então tem ocorrido bienalmente nos países da América do Sul, e se consolidado como o mais importante meio para troca de informação e ideias na área de cromatografia e técnicas de separação. Em 2016, o COLACRO celebrou suas bodas de pérola (30 anos) e foi organizado, pela primeira vez fora do continente Americano, pelo grupo de Cromatografia da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), na encantadora Lisboa (Portugal), tendo como tema “Construindo Pontes de Cooperação em Ciência de Separação”.

A Importância da Cromatografia no Desenvolvimento Tecnológico da América Latina” será o tema do XVII COLACRO, propondo uma reflexão sobre o desenvolvimento de metodologias cromatográficas associadas a novos equipamentos, e suas múltiplas aplicações em áreas de grande relevância social tais como saúde pública, meio ambiente, alimentos, combustíveis e muitas outras. O COLACRO entende que para isso acontecer é fundamental a participação das empresas, associadas ao meio acadêmico, para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, impulsionando, desta forma, o retorno ao crescimento científico e tecnológico, eixo fundamental do desenvolvimento econômico dos países da América Latina.

Para mais informações sobre o evento acesse o site: https://www.colacro2019.com/


Fonte: Viviane Araújo (Win Eventos)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299