.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 1372

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




18/07/2019



1. IX Encontro da Escola Brasileira de Química Verde (IX EEBQV)

O Brasil tem um reconhecido potencial para a geração de tecnologias e riquezas a partir da biomassa como matéria-prima, devido às suas fortes indústrias agrícolas, pecuárias e florestais. A geração de produtos, subprodutos e resíduos destas indústrias é bastante expressiva.

Isto impulsiona o interesse da academia – Escolas, Institutos e Universidades; de agentes governamentais e de fomento, além de indústrias dos setores de bioenergia, fertilizantes, fármacos, cosméticos, materiais, químicos e de especialidades a buscarem alternativas para agregar valor às supracitadas e outras biomassas através da Química Verde.

O sucesso desta busca será alcançado de forma efetiva, abundante e sustentável se conseguirmos aprofundar no sinergismo entre os esforços dos diversos setores da sociedade supracitados.

Neste sentido, o IX Encontro da Escola Brasileira de Química Verde (IX EEBQV) abordará o tema "Buscando o crescimento sustentável" entre os dias 28 e 30 de agosto de 2019, no campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia na cidade de Uberlândia, MG. O Encontro contará com duas apresentações Plenárias, seis sessões "Keynote", duas Mesas Redondas, dois Painéis, apresentação de pôsteres dos trabalhos submetidos, além de dois Minicursos. Dentre os trabalhos submetidos, será selecionado o melhor trabalho que ganhará o Prêmio Arikerne Sucupira, no valor de R$ 3.000,00. As regras para concorrer ao prêmio podem ser vistas aqui.

Na expectativa de que o IX EEBQV mantenha a qualidade apresentada nas edições anteriores, contaremos com a presença de reconhecidos palestrantes brasileiros e do exterior que, junto com destacada plateia, discutirão o estado-da-arte, os desafios e as possíveis soluções dos temas em questão.

Mais informações


Fonte: Ricardo Reis Soares (Presidente da Comissão Organizadora do IX EEBQV)


2. 2nd CINE-M2P Workshop

The 2nd CINE-M2P workshop will occur in August 26-27 at IPEN-SP.

The first day is restricted to M2P internal discussions among researchers and students of the division.

The 2nd day will be dedicated to foster synergy among CINE divisions and will be open to anyone interested.

We strongly encourage the participation of members of all CINE divisions that have research related to M2P areas such as photo and electrocatalysis, methane conversion, electrochemistry, in-operando characterization, etc.

Financial support for CINE members that come from outside of São Paulo metropolitan area (daily allowances) is being considered.

The event (2nd day) will also be open to the public (limited vacancies).

All participants must register. The deadline is August 11, 2019

Venue:
IPEN, Avenida Lineu Prestes, 2242 – Cidade Universitária – São Paulo – SP
(Need directions? Click here)

For more Info about the event please write to cine.m2p@gmail.com

To access the event website click here


Fonte: Executive Manager (CINE - Center for Innovation on New Energies)


3. XXIV Reunião da Associação Brasileira de Cristalografia (ABCr)

Estão abertas as inscrições e submissão de resumos para a XXIV Reunião da Associação Brasileira de Cristalografia (ABCr), que se dará na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, nos dias 25 e 26 de Outubro de 2019.

Antecedendo a reunião, nos dias 23 e 24 de Outubro, estão confirmados os minicursos: Refinamento Rietveld e Espalhamento de Raios X a Baixo Ângulo.

Mais informações


Fonte: Eduardo Granado Monteiro da Silva (UNICAMP)


4. V Simpósio Nordestino de Pós-graduação em Química

O V Simpósio Nordestino de Pós-graduação em Química será realizado no período de 08 a 11 de outubro de 2019, em Maceió-AL. Este evento em sua quinta edição pretende congregar professores e alunos de todos estados do nordeste. O evento começou pequeno com 80 participantes em sua primeira edição (2015), 150 na segunda (2016), 260 na terceira em (2017) e 300 participantes ano passado. Para 2019 esperamos algo em torno de 400 participantes.

Na ultima edição, o IV Simpósio Nordestino de Pós-graduação em Química e Biotecnologia, realizado entre 07 e 11 de novembro de 2017, comemorou os 25 anos do programa, provocou momentos de reflexão e promoveu a união dos vários programas de PG nordestinos na perspectiva do alcance da excelência.

Nesta quinta edição teremos a mesma configuração do evento e contaremos com a palestra de abertura do Prof. Aldo José G. Zarbin, UFPR, ex-presidente da SBQ e atividades de mesa redonda para discutir os rumos que a universidade tomará nesse novo cenário que surge.

Mais informações


Fonte: Isis Figueiredo (UFAL)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299