.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 1411

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




07/05/2020



1. Prêmio Para Mulheres na Ciência no Brasil 2020

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Para Mulheres na Ciência no Brasil 2020, cujo objetivo é promover e reconhecer a participação da mulher na ciência, favorecendo o equilíbrio dos gêneros no cenário brasileiro.

O Edital e o formulário de inscrição se encontram em https://www.paramulheresnaciencia.com.br

As inscrições que iriam se encerrar em 8/5 foram prorrogadas por 2 semanas. Não deixe de participar!

Este ano o Premio comemora 15 anos no Brasil, tendo sido premiadas 96 jovens cientistas no país, com a distribuição mais de R$ 4,2 milhões em bolsas-auxílio.


Fonte: Maria D. Vargas (UFF)


2. Gestão Sustentável de Produtos Químicos: departamento de Química do CTC/PUC-Rio lança curso a distância de Chemical Leasing, com aula aberta online e gratuita no dia 12 de maio

Novo modelo de negócios na área de química, baseado em sustentabilidade, economia circular e segurança química, é tema de aula aberta gratuita e curso a distância, ambos com inscrições abertas

Estão abertas as matrículas para o curso a distância "Chemical Leasing", oferecido pelo Departamento de Química (DQ) do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), em conjunto com a Coordenação Central de Educação a Distância (CCEAD) e a Coordenação Central de Extensão (CCE) da PUC-Rio. Para apresentar o curso, no dia 12 de maio, das 19h às 20h, a Drª Gisele Birman Tonietto, professora do DQ e coordenadora do curso, e a engenheira química Ana Maria Oestreich, consultora e especialista no tema, serão as palestrantes de uma aula aberta, gratuita e online a ser transmitida pela plataforma Zoom, podendo ser acessada diretamente no computador ou celular. As inscrições seguem até o dia da aula por meio do link: https://bit.ly/2AulaAberta-ChemicalLeasing.

Em 2006, durante a Conferência Internacional para Gestão dos Produtos Químicos, em Dubai, foi adotada a "Abordagem Estratégica para a Gestão Internacional de Produtos Químicos (SAICM)": um marco político para promover a segurança química em todo o mundo. "Ela tem como objetivo global a gestão sustentável de produtos químicos ao longo de seu ciclo de vida. A proposta era que, até 2020, os produtos químicos seriam produzidos e utilizados de forma a minimizar impactos adversos significativos na saúde humana e no meio ambiente", destaca Gisele Birman Tonietto, relembrando que, no mesmo ano de 2006, participantes do evento da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO, agência especializada da ONU), na Áustria, concluíram que o Plano Ação Global do processo SAICM e o Programa Quick Start deveriam apoiar a disseminação internacional de projetos de Produção Mais Limpa e de Chemical Leasing (ChL).

Neste contexto, a professora informa que tanto a aula aberta quanto o curso são direcionados a empresas, profissionais e gestores do setor industrial, estudantes de pós-graduação de áreas correlatas como engenharia química, química, engenharia de produção, metrologia, e outros, assim como pesquisadores interessados em implementar projetos de Chemical Leasing (ChL). "Na aula aberta, faremos a introdução desse conteúdo que enaltece a relevância do SAICM e o papel desempenhado pelo modelo Chemical Leasing no cumprimento de seus objetivos e metas", esclarece, acrescentando que a conexão da Segurança Química e o Chemical Leasing e suas referências no Brasil estarão em evidência com a apresentação de um representante do CONASQ (Conselho Nacional de Segurança Química) e também da consultora da UNIDO no Brasil para Chemical Leasing.

Mais sobre o curso Chemical Leasing, que aceita inscrições até 03 de junho O curso de 20h será realizado de 10 de junho a 12 de agosto. Ele tem como objetivo introduzir o conceito de ChL e preparar profissionais para o desenvolvimento de contratos, assim como projetos de pesquisa e de inovação tecnológica neste modelo de negócio. As inscrições se encerram no dia 03 de junho. O investimento do curso é de R$ 1.520,00 (hum mil quinhentos e vinte reais), podendo ser dividido no cartão de crédito em até seis parcelas. Mais detalhes em: https://bit.ly/2xoZPsY.

Serão ao todo dez aulas, divididas em dois módulos, com duração de uma a duas horas por aula, transmitidas via Zoom. As aulas ficarão disponíveis online e poderão ser vistas por meio do programa Moodle. Os alunos terão também à sua disposição tutoriais para que possam tirar dúvidas.

Todos os participantes estarão aptos a integrar a rede mundial das Nações Unidas e a concorrer à Premiação Global de Chemical Leasing, em 2021. O encontro da rede mundial de Chemical Leasing acontecerá em paralelo ao 5º Encontro da Conferência Internacional para Gestão de Produtos Químicos, de 5 a 9 de julho, em Bonn, na Alemanha.


Fonte: Maria Estrella (Assessoria de Imprensa do CTC/PUC-Rio)


3. Online – Postgraduate Summer School on Green Chemistry

The Venice POSTGRADUATE SUMMER SCHOOL ON GREEN CHEMISTRY will be held online, 6th-10th July 2020 and it is open for applications.

The 12th edition of the Green Chemistry Summer Schools follows the 11 previous editions, of which the last one was held at Palazzo Ducale in Venezia, in July 2018.

The applications will be open until June 1st (with extension to June 30th) and we expect about 200 students from all over the world. Moreover, in order to deliver the best possible service to teachers and students, the organizers are taking in consideration the different time zones and they established 3 hot spots to deliver the lectures: Venezia, Beijing and Washington DC.

We expect to have a class of qualified teachers as well as high quality students: a Jury composed by IUPAC Members will select those with the strong CVs and references. Students at their latest year of PhD or post-doc will be admitted.

This Summer School is supported by important institutions and organizations, among these are: OPCW, EuChemS, Royal Society of Chemistry, UNESCO-UNITWIN, IUPAC, Phosagro, ACS/GCI and more to come.

Royal Society of Chemistry

EuChemS

IUPAC


Fonte: Fernando Galembeck







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299