.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 1415

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




04/06/2020



1. Chemical Leasing é tema de curso online do Departamento de Química do CTC/PUC-Rio

Novo modelo de negócios na área de química — baseado em sustentabilidade e economia circular, assim como segurança química — é tema do curso que aceita inscrições até 04 de junho

Estão abertas até 04 de junho as matrículas para o curso a distância "Chemical Leasing", oferecido pelo Departamento de Química (DQ) em conjunto com a Coordenação Central de Educação a Distância (CCEAD) e a Coordenação Central de Extensão (CCE) da PUC-Rio. O curso tem como objetivo introduzir o conceito de Chemical Leasing (ChL): a gestão sustentável de produtos químicos ao longo de seu ciclo de vida, de modo que sejam produzidos e utilizados de forma a minimizar impactos na saúde humana e no meio ambiente.

As aulas vão de 10 de junho a 12 de agosto, sempre às quartas-feiras, a partir das 19h, e serão transmitidas via Zoom, o que não exige qualquer download e pode ser acessado diretamente no computador ou celular. Quem não puder assistir neste dia e horário, poderá acessar as aulas online a qualquer momento por meio da plataforma Moodle da PUC-Rio. O curso de 20h oferece dez aulas, divididas em dois módulos, com duração de uma a duas horas cada. Os alunos terão também à sua disposição tutoriais para que possam tirar dúvidas. O investimento do curso é de R$ 1.520,00 (hum mil quinhentos e vinte reais), podendo ser dividido em até seis parcelas no cartão de crédito. Mais detalhes em: https://bit.ly/2xoZPsY.

A proposta do curso é preparar os alunos para o desenvolvimento de contratos, assim como projetos de pesquisa e de inovação tecnológica neste modelo de negócio. Ele é direcionado a empresas, profissionais e gestores do setor industrial, estudantes de pós-graduação de áreas correlatas como engenharia química, química, engenharia de produção, metrologia, e outros, assim como pesquisadores interessados em implementar projetos de Chemical Leasing.

Todos os participantes estarão aptos a integrar a rede mundial das Nações Unidas e a concorrer à Premiação Global de Chemical Leasing. O encontro da rede mundial de Chemical Leasing acontecerá em paralelo ao 5º Encontro da Conferência Internacional para Gestão de Produtos Químicos, de 05 a 09 de julho de 2021, em Bonn, na Alemanha.


Fonte: Maria Estrella (Assessoria de Imprensa do CTC/PUC-Rio)


2. I Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia - I CoBICET

O I Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia - I CoBICET, ocorrerá entre 31 de agosto e 04 de setembro de 2020.

Mais informações e inscrições no site oficial .


Fonte: Poliana Mendes de Souza (Presidente do Comitê Organizador do I CoBICET )


3. Projeto de extensão EDUCAÇÃO QUÍMICA EM DEBATE em formato virtual - "Sobre o Ensino dos Conceitos de Ácido e Base"

Em meio a pandemia de COVID-19, o Núcleo de Pesquisas em Ensino de Química - NUPEQUI UFBA está retomando as atividades do projeto de extensão EDUCAÇÃO QUÍMICA EM DEBATE em formato virtual.

No dia 10 de junho, às 15h, teremos a apresentação do nosso querido Prof. José Luís Silva sobre o tema "Sobre o Ensino dos Conceitos de Ácido e Base". O Prof. José Luís Silva (Lattes) é professor titular aposentado do IQ UFBA, com extensa atuação na área da Educação Química.

A apresentação será transmitida ao vivo em nosso canal no YouTube: https://bit.ly/3glCbPB

Durante a transmissão, os ouvintes poderão participar do debate fazendo perguntas e comentários pelo chat.


Fonte: Rafael Moreira Siqueira (UFBA)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299