.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 1437

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




12/11/2020



1. I Semana da Química na Sociedade - XIV Semana Acadêmica de Química - IX Semana da Pós-graduação em Química

Em um mundo diferente, onde os hábitos e a forma de interação social sofreram mudanças, os tradicionais eventos do Departamento de Química e do Programa de Pós-graduação em Química da UFSC não poderiam se manter inalterados. Pensando em uma diversificação de temas, um linguajar mais acessível e uma melhor interação com a comunidade, criamos a Primeira Semana da Química na Sociedade, a qual ocorrerá juntamente com a XIV Semana Acadêmica de Química da UFSC e da IX Semana da Pós-graduação em Química da UFSC. O evento, cujo tema é "Cuidado, contém Química! Informação científica em tempos de desinformação", trará uma mistura de ciência, temas atuais, educação e divulgação científica, visando mostrar o papel da ciência e da universidade na sociedade.

O evento iniciará na noite do dia 16/11 (segunda-feira) com a cerimônia de abertura, e se estenderá pelos dias 17, 18 e 19/11, com atividades diversas distribuídas pelo dia (manhã, tarde e noite).

O evento todo não possui custo algum e gera certificados de participação nos minicursos e no evento (para os inscritos). Maiores informações poderão ser obtidas no site do evento (https://semaq.paginas.ufsc.br/) ou nas nossas redes sociais (Facebook: https://www.facebook.com/semaq.ufsc Instagram: @semanaquimicaufsc).

Site para incrição no evento.

Aguardamos ansiosamente a "conexão" de todos vocês nesse evento de pluralidade, interação (mesmo que remota) e ciência. E não precisam ter medo não... Contém Química, mas ela é boa! Nós garantimos!!!

Convidamos a todos a prestigiarem e divulgarem esse evento de ciência e informação de qualidade!!!


Fonte: Comissão Organizadora da I Semana da Química na Sociedade - XIV Semana Acadêmica de Química - IX Semana da Pós-graduação em Química


2. ENAIQ 2020

Um dos maiores e mais tradicionais eventos do setor químico do Brasil, o Encontro Anual da Indústria Química (ENAIQ) chega à sua 25ª edição e, neste ano, será realizado no dia 4 de dezembro, em um formato especial. Com o objetivo de atender todos os protocolos exigidos pelos ministérios da Saúde e do Turismo devido à pandemia de coronavírus, o evento será totalmente digital, com transmissão pela internet no canal da Abiquim, no YouTube, aberto ao público em geral. Seguindo a linha das últimas edições, estão previstas apresentações e debates com representantes do Governo Federal, dirigentes da indústria química e setores diversos da indústria nacional, acadêmicos, além da divulgação de dados referentes ao desempenho do setor em 2020.

Mais informações




Fonte: ABIQUIM


3. 8º Workshop do Programa de Mestrado Profissional do IQ(USP)

As inscrições estão abertas para o 8º Workshop do Programa de Mestrado Profissional do IQ(USP).

O evento, a ocorrer dia 07 de dezembro (segunda), tem por principal objetivo oferecer um ambiente para os alunos de Mestrado Profissional do Programa apresentarem resultados de seus projetos de pesquisa, desenvolvidos no âmbito da parceria entre as empresas em que trabalham e pesquisadores do Instituto de Química da USP.

Venha conhecer um pouco mais do Mestrado Profissional e trabalhos desenvolvidos ao longo desse ciclo!

Inscreva-se em www.institutodequimica.ga


Alcindo A. Dos Santos (IQUSP)


4. Seminário "Uso de realidade virtual para entendimento de estruturas tridimensionais com aplicação biológica"

Realidade virtual no mercado de farmacêutico, com aplicação para o tratamento da Covid-19 e leucemia, é tema de seminário online do CTC/PUC-Rio no dia 18/11

Palestra será realizada pelo antigo aluno do Departamento de Química e pesquisador sênior do Novartis Institutes for BioMedical Research, Dr. Wilian Cortopassi

No próximo dia 18/11, às 13h30, o Departamento de Química (DQ) do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) realizará, gratuitamente via Zoom, o seminário "Uso de realidade virtual para entendimento de estruturas tridimensionais com aplicação biológica". A palestra vai ser apresentada pelo ex-aluno do DQ e atual pesquisador sênior do Novartis Institutes for BioMedical Research (NIBR), Dr. Wilian Cortopassi. O pesquisador vai explicar como é aplicada a realidade virtual no estudo de possíveis tratamentos para a leucemia e para o coronavírus. Além disso, Cortopassi vai falar sobre sua trajetória acadêmica até sua chegada ao NIBR. A mediação será feita pelo professor da disciplina do DQ, Planejamento de Fármacos, Prof. Dr. André Silva Pimentel.

Wilian Cortopassi ingressou no Departamento de Química da PUC-Rio já com o objetivo de trabalhar na área de medicamentos em busca de soluções inovadoras para novos tratamentos. No Instituto Novartis para Pesquisa BioMédica (NIBR), faz parte da equipe de Descoberta de Drogas Assistidas por Computador (CADD). Concluiu seu doutorado na Universidade de Oxford, Inglaterra, e foi premiado por "Excelência Científica" e "Futuro Líder em Química". Fez recentemente pós-doutorado na Universidade da California em São Francisco, EUA. Wilian possui um histórico inspirador e lidera esforços globais de realidade virtual para melhorar a compreensão das interações entre os candidatos a fármacos e seus alvos moleculares.

Mais informações


Fonte: Maria Estrella (Assessoria de Imprensa - CTC/PUC-Rio)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299