.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 1511

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




26/05/2022



1. Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM)

A Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM) será realizada em formato virtual de 25 a 29 de julho de 2022 pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF).

A ESPEM recebe inscrições de professores de Física, Química e Biologia das redes municipal, estadual, federal ou privada de todo País. A programação conta com aulas expositivas sobre a fonte de luz síncrotron Sirius, que dá nome à Escola, incluindo uma introdução à ciência e tecnologia dos aceleradores de partículas, à produção de luz síncrotron, e à interação entre a luz e a matéria e suas aplicações nas diferentes áreas da ciência. Os professores também participam de visitas virtuais às instalações e são introduzidos às pesquisas de cada Lab oratório Nacional (LNLS, LNNano, LNBio, LNBR) bem como ao curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação (ILUM) do CNPEM, e assistem a seminários com temas atuais em diferentes áreas em que atuam os pesquisadores do Centro. A Escola é ainda um espaço para discussões entre os professores, potencializando o contato e a troca de experiências e tecnologias com colegas de todo o Brasil.

Os participantes se tornam novamente alunos por uma semana em uma experiência de imersão na atmosfera de pesquisa e desenvolvimento de fronteira do CNPEM, com o objetivo de levar ideias da ciência moderna para as salas de aula onde atuam. Mais que uma iniciativa para dar conhecimento à sociedade sobre as atividades do Sirius e do CNPEM, a ESPEM tem o potencial de ser um ponto de inflexão na formação dos professores participantes e em sua prática dentro e fora da sala de aula.

Mais informações: https://pages.cnpem.br/espem/


Fonte: Murilo Santhiago (CNPEM)









Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299