.: Eventos :.
Boletim Eletrônico Nº 1513

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




30/06/2022



1. Curso: "Fundamentos de Microscopia Eletrônica de Transmissão"

A Microscopia Eletrônica de Transmissão (TEM) é o principal método de análise estrutural e espectroscópica para o estudo de nanossist emas, e que pode atingir facilmente a resolução atômica. O curso visa dar uma introdução abrangente e atualizada à microscopia TEM no campo da ciência dos materiais. O nível das aulas corresponde a pós-graduação, e o curso é apropriado para alunos das áreas de ciências exatas e de materiais (engenharia, química e física). O docente responsável será o Prof. Daniel Ugarte, reconhecido especialista nessa área a nível internacional. O curso estará associado a uma disciplina semestral (total 60 hs.) de pós-graduação do IFGW-UNICAMP e seguirá todas as premissas sobre qualidade, quantidade de horas e avaliação. A pandemia nos motivou a transformar nosso curso sobre microscopia TEM num curso “on-line” durante os 2do semestres de 2020 e 2021 para que possa ser aproveitado por estudantes de outras instituições. Como a Universidade retornou as aulas presenciais, estamos realizando os trâmites institucionais para que a o curso possa ser acompanhado on-line por estudantes de outras instituições como alunos especiais (a confirmar). Por favor, entre em contato com o docente responsável para obter informações e manifestar seu interesse.

Em caso de dúvidas contate o docente: dmugarte@ifi.unicamp.br


Fonte: Daniel Mario Ugarte (IFGW-UNICAMP)


2. 16a PTASchool of Electrochemistry

A 16a PTASchool of Electrochemistry será realizada no Instituto de Química da Universidade de São Paulo de 9 a 13 de janeiro de 2023, em São Paulo. A escola é destinada a alunos de doutorado, recém-doutores e profissionais de indústria. Considerando que neste curso será desenvolvida parte teórica e experimental, o número máximo de participantes será de 30. Será realizada uma seleção prévia dos inscritos. Aqueles que forem selecionados e não residam na cidade de São Paulo receberão um auxílio que inclui alojamento e refeições. As inscrições serão aceitas até o dia 13 de novembro de 2022.

A programação completa, assim como outras informações pode ser encontrada na página do evento: https://sites.usp.br/ptase/.


Fonte: Roberto M. Torresi (IQUSP)


3. 28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química da Região Sul (SBQ-Sul 2022)

Informamos que estão abertas as inscrições para a 28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química da Região Sul (SBQ-Sul 2022), a ser realizada no campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (distante aproximadamente 100km de Curitiba) entre 23 e 25 de novembro de 2022. O evento, já consolidado dentro da comunidade de Química do Sul do país, será o primeiro totalmente presencial depois do início da pandemia de covid-19. 

O site do evento, onde encontram-se informações para inscrições, trabalhos e palestrantes, está em www.sbqsul2022.com.br. Será um prazer ter você conosco!


Fonte: Wagner Eduardo Richter (UTFPR-Ponta Grossa)


4. Quintas Coloquiais - UDESC/Joinville

Seminário: Pseudociências: um desafio para o ensino de ciências
Palestrante: Prof. Dr. Marcelo Girardi Schappo (IFSC - São José)
Data: 07/07/2022
Horário: 15h30
Local: Auditório de Engenharia Elétrica (Bloco E)
Youtube: Canal Colóquios e Seminários UDESC 

Resumo: Em tempos atuais, enquanto a informação está nas pontas dos dedos, tornando bastante acessível o conhecimento científico, somos bombardeados por inúmeras afirmações falsas, que tentam nos informar sobre os mais variados aspectos do mundo natural, mas que não se sustentam por qualquer base de evidências confiáveis. Para piorar, muitas dessas afirmações são apresentadas com aparência científica, como se fossem devidamente corroboradas. Estamos falando das chamadas "pseudociências". Nesta palestra, vamos entender a problemática por trás dessas estruturas argumentativas, além de também discutir como isso se coloca como um desafio constante para professores de ciências.

Currículo do palestrante: Físico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, com mestrado e doutorado na área pela mesma instituição. Atualment e, é professor do Instituto Federal de Santa Catarina. É coordenador do projeto de extensão "Astro&Física", por meio do qual faz ações de divulgação científica em escolas e para o público geral. No âmbito da pesquisa, trabalha com a interação da radiação com a matéria. É autor de livro didático de Mecânica Quântica para o ensino superior e autor de dois livros de dois divulgação científica: "Armadilhas Camufladas de Ciência: mitos e pseudociências em nossas vidas" e "Astronomia: os astros, a ciência, a vida cotidiana". É também apresentador do quadro "Tudo é Ciência", no SCC (emissora afiliada do SBT em Santa Catarina), e da série "A História que o Céu nos Conta", produzida para a NSC sobre a origem do Universo.


Fonte: José Augusto da Col (UDESC - Joinville)


5. II Congresso Nacional de Inovação e Popularização da Ciência e I Dia com Ciência

No dia 6 de outubro de 2022 a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sediará o II Congresso Nacional de Inovação e Popularização da Ciência e I Dia com Ciência.

À cargo da organização, o Programa de Extensão 1000 Futuros Cientistas da UFMG convida toda a comunidade para participar do evento, que tem por objetivo discutir os desafios e perspectivas para a ciência, inovação e tecnologia no âmbito acadêmico.

Serão realizadas diversas palestras, rodas de conversa e grupos de trabalho, contemplando as mais diversas áreas da ciência e o seu contato com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU.

* As inscrições para ouvintes de palestras e rodas de conversa são gratuitas. Será fornecido certific ado aos participantes ao final do evento.

* As inscrições para autores de resumos expandidos vão até 20/07/2022 e também são gratuitas. Todos os trabalhos aprovados serão publicados em anais com ISBN, sendo que os melhores resumos expandidos serão premiados. O edital com as regras de submissão pode ser encontrado na página do Congresso: https://1000fc.qui.ufmg.br/ii-cnipc/ 

Na página do Congresso também será disponibilizada a programação, a lista de trabalhos aprovados, além de outras novidades.

Não deixe de fazer sua inscrição e de acompanhar nosso site. Esperamos você lá!


Fonte: Comissão de Organização do II CNIPC 2022 e I Dia com Ciência







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299