29/05/2010

Sessões coordenadas


QUÍMICA TECNOLÓGICA: NOVO ESPAÇO DA REUNIÃO ANUAL COMEÇA A SER OCUPADO




          A Sessão Coordenada “Química Tecnológica” abriu espaço para projetos que viabilizam ideias inovadoras de empreendedores, ligados à universidade, ou não. Esta é a segunda vez que a sessão acontece na grade da Reunião Anual tendo como objetivo a pesquisa aplicada e a perspectiva de manter um canal de exposição para a sociedade.
           As sete apresentações trouxeram, neste ano, trabalhos de profissionais da universidade cujas atividades mantêm uma interface com a tecnologia.
           Entre eles, o da professora Cláudia Longo, do Instituto de Química da Unicamp, sobre “Tratamento de água com eletrodo de dióxido de titânio e contra-eletrodo de cobre, conectados a células solares”. Trata-se de um sistema que, alimentado apenas por energia solar, permite remover poluentes orgânicos em um dos compartimentos e, no outro, recuperar metais de soluções aquosas. O aumento de escala está em estudo e a patente do invento já foi requerida.
           Maurício Jose Franco, da Universidade Paranaense, mostrou exemplo de projeto tecnológico na área de alimentos: “Biofilmes de amido da mandioca modificados para proteção de uvas”. Entre os benefícios trazidos pela sessão está o questionamento feito às apresentações por profissionais que atuam em áreas diferentes mas têm em comum o interesse em dar aplicação tecnológica a suas pesquisas.





Agilent   Allcrom    Anacon  
Bioquimica    BRLabs    Bruker   
Ciencor    Dionex    dpUnion    Eccen   
Edwards   Fapesp   Instrutécnica   Hexis   
Labsolutions    Applied    Lynx    Metrohm  
Mettler    Analítica   Nurnberg    Perkin   

Quimis    Shimadzu    Sigma    SINC   

Spectronix    Spectris    SuperLab Varian   

Waters    AlfaTecnica    SBS  











SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299