30/05/2010

Minicursos


QUÍMICA NOVA INTERATIVA AUMENTA NÚMERO DE ACESSOS E COMEÇA A VER PERFIL DO USUÁRIO




          A utilização do portal QNInt, Química Nova Interativa, da SBQ, como recurso de trabalho dos professores vem se ampliando, o que pode ser visto pelo número de acessos. Em 2010, até maio, foram cerca de 100 mil acessos, contra 20 mil, em 2009, primeiro ano de existência do web site, que conta hoje com 837 usuários cadastrados. O minicurso apresentado nos dias 28, 29 e 30, enfatizou a potencialidade do portal, destacando as várias maneiras com que pode ser explorado. Mostrou, também, informações coletadas até agora sobre o relacionamento com os internautas, explica Guilherme Marson, editor de conteúdo.
           Os dados mostram que 66% dos acessos têm origem em informações de universidades, blogs e portais educacionais. 29% deles vêm de referências do Google e 5% chegam através do web site da SBQ. Com relação aos assuntos mais procurados, a categoria Temas (conteúdos com enfoque multidisciplinar) é a principal atração, com 12.347 visitas. Moléculas (estruturas moleculares em três dimensões que exibem movimento) ocupa o segundo lugar, com 4613 visitas, seguida de Conceito (específicos de química), com 4131 procuras.
           A distribuição geográfica dos acessos acompanha o mapa sócioeconômico do país onde as áreas com maior concentração de riquezas e maior extensão da rede escolar respondem por níveis mais elevados de procura. Assim, 30% dos acessos vêm do Estado de São Paulo. Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, juntos representam também 30%. Já outros 30% são provenientes de onze estados (PR,RS, CE, PE, RN, GO, SC, DF, PA, MA, AM, PI).
           O minicurso da 33ª Reunião Anual permitiu também constatar, fora da expectativa dos organizadores, que um grupo expressivo no conjunto – um terço dos participantes – era formado por alunos de graduação já atuando como professores no ensino médio.





Agilent   Allcrom    Anacon  
Bioquimica    BRLabs    Bruker   
Ciencor    Dionex    dpUnion    Eccen   
Edwards   Fapesp   Instrutécnica   Hexis   
Labsolutions    Applied    Lynx    Metrohm  
Mettler    Analítica   Nurnberg    Perkin   

Quimis    Shimadzu    Sigma    SINC   

Spectronix    Spectris    SuperLab Varian   

Waters    AlfaTecnica    SBS  











SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299