Luiz Henrique Catalani e Adriano D. Andricopulo
10/06/2010

BOLETIM ELETRÔNICO DA SBQ TEM NOVO PROJETO GRÁFICO E AMPLIA RECURSOS



          Principal canal de comunicação entre a diretoria da SBQ e os associados, o Boletim Eletrônico (BE) está mudando para tornar-se mais eficiente na prestação de serviços. O veículo passa a ter espaço próprio no endereço http://boletim.sbq.org.br, ganhou um novo projeto gráfico, mais flexível, e está agora dividido em seções que organizam as informações. A proposta de reformulação do BE levou em conta a funcionalidade e o crescimento do número de notícias sobre oportunidades profissionais e eventos da área.
          A partir deste número, o Boletim Eletrônico tem também novo Editor. Seguindo o padrão estabelecido pela Diretoria da SBQ, a editoria da publicação fica a cargo do Secretário Geral. Assim, Adriano D. Andricopulo (IFSC-USP), novo Secretário Geral da SBQ, passa a ser responsável pela edição do Boletim.
           “Queremos agradecer o excelente trabalho realizado por nossos colegas da gestão anterior e, em especial, no caso do BE, pelo ex-Secretário Geral Luiz Henrique Catalani (IQ-USP) que dedicou inúmeras horas de seu tempo pessoal a esse trabalho, planejou e implantou, juntamente com a Comissão de Informática, a nova feição do veículo,” afirma Andricopulo. A Comissão de Informática da SBQ é formada pelos Professores Luiz Henrique Catalani, Luiz Carlos Dias, Norberto Peporine Lopes e Adriano D. Andricopulo.


História

          Criado no início dos anos 1980, ainda na era pré-computador, o Boletim da SBQ era feito, então, em papel, conta um de seus idealizadores, o ex-Presidente da Sociedade Marco-Aurélio De Paoli, do IQ da Unicamp. Os textos eram datilografados e a matriz levada à gráfica para impressão. As cópias seguiam para São Paulo onde a secretaria da entidade se encarregava de enviá-las para os associados, pelo correio, junto com a revista Química Nova.
          O Boletim tornou-se “eletrônico” durante a Gestão 1996/98, que produziu os primeiros números na forma de e-mail, com a atuação do Secretário Geral Luiz Carlos Gomide Freitas. Nas diretorias seguintes, sob a responsabilidade dos Secretários Gerais Paulo Cezar Vieira, Luiz Carlos Dias e Norberto Peporine Lopes, foi sendo aperfeiçoado, na forma e no conteúdo, aumentou a periodicidade e a tiragem.
          Ao longo dessa trajetória, o BE tornou-se uma referência para a comunidade dos químicos ligados à universidade. Passou a acompanhar com regularidade os fatos relevantes sobre as políticas de C&T e sobre o relacionamento dos pesquisadores com os órgãos governamentais, assim como abriu espaço para análises e comentários dos associados sobre esses fatos. Como prestador de serviços, o BE divulga, a cada semana, informes sobre eventos, editais e concursos para contratação profissional, de variadas fontes, funcionando como um elo de ligação não apenas entre os membros da comunidade, mas também com outros grupos profissionais.








SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299