.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1189

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



24/09/2015



FAPESP e NERC anunciam nova chamada de propostas


Agência FAPESP – A FAPESP e o Natural Environment Research Council (NERC) anunciam uma chamada de propostas de pesquisas com o tema “Sustainable Gas Futures”.

A chamada, que tem apoio do Newton Fund, está aberta a propostas colaborativas entre pesquisadores do Reino Unido e do Estado de São Paulo.

O NERC destinará até £ 1 milhão para financiar pesquisadores sediados no Reino Unido. Organizações parceiras no Estado de São Paulo destinarão como contrapartida o equivalente em esforço de pesquisa a pesquisadores associados a instituições no Estado. Dessa forma, não se espera que as propostas tenham custos iguais de cada lado, devido às diferenças de câmbio e custos locais, mas sim esforço de pesquisa comparável.

FAPESP e NERC esperam selecionar e financiar um consórcio de pesquisa (“Case for Support”) com duração de três anos. Espera-se que o projeto selecionado tenha início até 1º de abril de 2016.

Entre os objetivos da chamada estão: desenvolver novas metodologias que explorem o papel do gás em sistemas energéticos atuais e futuros, considerando tanto indicadores econômicos como de sustentabilidade ambiental; desenvolver alternativas para o papel futuro do gás em sistemas energéticos de baixo carbono e identificar tecnologias sustentáveis para essas alternativas.

As propostas submetidas deveram ter um pesquisador responsável no Reino Unido e um ou mais no Estado de São Paulo.

Cada proponente no Estado de São Paulo deve submeter uma proposta de pesquisa para a FAPESP em uma das três modalidades de apoio oferecidas na chamada: Projeto Temático, Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes ou São Paulo Excellence Chair. Proponentes do Estado de São Paulo devem atentar para as usuais regras de elegibilidade aplicáveis a cada uma das modalidades.

Propostas serão recebidas até 10 de novembro de 2015, 16:00 (GMT).

A chamada de propostas está disponível em: www.fapesp.br/9750.



Fonte: Agência FAPESP
Link da notícia








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299