.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1189

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



24/09/2015



Ex-presidentes da SBQ debatem Educação e Ciência em Química e os rumos da entidade


Reunião de dois dias tratou de vários assuntos do passado e futuro da SBQ, bem como da crise econômica brasileira e seus efeitos sobre o ambiente para a educação e a ciência. O congresso Mundial de Química – IUPAC 2017 – no Brasil foi destaque.

Ex-presidentes da SBQ participaram de um encontro de dois dias neste mês de setembro na cidade do Rio de Janeiro, em que debateram as grandes questões da Química. Estiveram presentes 13 ex-presidentes, mais o presidente atual, Adriano D. Andricopulo, e o presidente sucessor, Aldo Zarbin.

 
  A partir da esquerda: Carlos A. L. Filgueiras, Fernando Galembeck, Etelvino J. H. Bechara, Antonio S. Mangrich, Osvaldo L. Alves, Raimundo Braz Filho, Jailson B. Andrade, Vanderlan S. Bolzani, Aldo J. G. Zarbin, Eliezer J. Barreiro, César Zucco, Vitor F. Ferreira, Adriano D. Andricopulo e Paulo C. Vieira.

O primeiro encontro dos ex-presidentes foi realizado em 2005 em Salvador - BA, pouco tempo depois da realização da primeira Conferência Latino-Americana de Química (CLAQ) no Brasil. “É um encontro importante e devemos realiza-lo com maior frequência”, afirmou Andricopulo. Segundo ele, um dos temas tratados foi a crise política e econômica que o país enfrenta e seus impactos na ciência e na educação. “Temos que estar muito atentos e atuantes. Estamos trabalhando em conjunto com a SBPC na elaboração de documentos e ações estratégicas. Reuniões deverão ser realizadas com autoridades para que possamos dar a nossa contribuição para melhorar o ambiente para a ciência e a educação no Brasil”, disse o presidente da SBQ.

A reunião foi organizada por uma iniciativa do professor Jailson Bittencourt de Andrade (UFBA), com o apoio local do professor Eliezer J. Barreiro. “É muito salutar para a SBQ termos várias gerações de dirigentes olhando para o passado e o futuro. A internacionalização da SBQ, por exemplo, esteve na pauta de todos nós. Neste sentido, a realização do Congresso Mundial de Química – IUPAC 2017 – no Brasil é uma grande vitória”, declarou Jaílson. Esta reunião formaliza o inicio dos “Eventos Preparatórios” para a IUPAC 2017.

 

Outro tema que permeou as diversas discussões foi as publicações da SBQ. “Tenho certeza que da mesma forma como nós, mais antigos, nos preocupamos com as nossas publicações, os próximos também o farão. Devemos fortalecer cada vez e ampliar o conteúdo que editamos, sem perder a qualidade”, observou Jailson.

Participaram os ex-presidentes: Antonio S. Mangrich, Angelo C. Pinto, Carlos A. L. Filgueiras, César Zucco, Eliezer J. Barreiro, Etelvino J. H. Bechara, Fernando Galembeck, Jailson B. Andrade, Osvaldo L. Alves, Paulo C. Vieira, Raimundo Braz Filho, Vanderlan S. Bolzani e Vitor F. Ferreira. Participaram também os professores Adriano D. Andricopulo (presidente da SBQ), que coordenou os trabalhos da reunião, e Aldo J. G. Zarbin, que assumirá a presidência da entidade em 2016. Na noite do dia 12/09, os ex-Presidentes reuniram-se com o Professor Angelo Pinto (também ex-Presidente) em sua residência e puderam receber as suas contribuições.

Na avaliação do presidente da SBQ, a reunião foi extremamente positiva, repleta de relatos e discussões proveitosas sobre experiências vivenciadas pelos dirigentes em momentos diversos da história da SBQ. “A memória é um dos alicerces de uma entidade como a SBQ. Preservar essa memória é uma forma de fortalecer suas bases e de ter referenciais consistentes para construir o presente e planejar o futuro”, concluiu Andricopulo.





Texto: Mario Henrique Viana (Assessor de imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299