.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1190

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



01/10/2015



Prazos de três chamadas de propostas terminam em outubro


Agência FAPESP – Três chamadas de propostas de pesquisa lançadas pela FAPESP encerram seus prazos de submissão no mês de outubro.

Interessados têm até o dia 1º para submeter propostas à seleção de bolsista para a Cátedra Dra. Ruth Cardoso na Columbia University, em Nova York; até o dia 23 para participar da chamada de propostas com o Newton Fund; e até o dia 26 de outubro para enviar submissões ao SPRINT.

A chamada para a Cátedra Dra. Ruth Cardoso destaca a atuação de professores e pesquisadores brasileiros das áreas de Ciências Humanas e Sociais no meio universitário e de pesquisa dos Estados Unidos.

A iniciativa é uma parceria da FAPESP, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Fulbright) com a Columbia University.

Os candidatos devem ter concluído o doutorado até 31 de dezembro de 2006, ter nacionalidade brasileira e ser credenciados como docentes e orientadores em programa de pós-graduação reconhecido pela Capes.

A chamada de propostas está publicada em www.fapesp.br/9636.

Já a chamada para o Newton Fund é uma iniciativa da FAPESP, do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e das fundações estaduais de amparo à pesquisa (FAPs), no Brasil, com a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido.

O objetivo é apoiar cientistas britânicos como visitantes ou, no caso da FAPESP, também como jovens pesquisadores que queiram começar suas carreiras em São Paulo, em oportunidades de pós-doutorado.

As instruções para a apresentação de propostas na modalidade pesquisador visitante estão publicadas em: www.fapesp.br/en/9583.

As instruções para a apresentação de propostas na modalidade jovem pesquisador estão publicadas em: www.fapesp.br/en/9584.

Na terceira chamada de propostas em 2015 do SPRINT (São Paulo Researchers in International Collaboration), as instituições parceiras da FAPESP que participam são: CNRS e Groupe des Écoles Centrales, da França; Institute of Education - University of London, do Reino Unido; Texas Tech University, University of California Davis, University of Illinois, University of Maryland, University of North Carolina - Charlotte e Vanderbilt University, nos Estados Unidos.

O SPRINT é uma estratégia de organização que consiste no anúncio simultâneo de oportunidades de colaboração internacional com diversos parceiros da FAPESP. Além de promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, o SPRINT tem por objetivo contribuir para o planejamento mais conveniente para as submissões de propostas de mobilidade (seed funding).

A chamada de propostas do SPRINT considera ainda propostas em parceria com pesquisador cuja instituição financiadora não tem acordo vigente com a FAPESP.

A chamada de propostas está publicada em www.fapesp.br/9591.





Fonte: Agência FAPESP
Link da notícia








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299