.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1193

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



22/10/2015



Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é aberta oficialmente em Brasília


No dia 20/10, aconteceu a abertura oficial da 12ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Distrito Federal, no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília. Na ocasião, o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Eronildo Braga Bezerra, anunciou o tema da SNCT de 2016: os Alimentos. "A vida só existe mediante a existência de três coisas: água, calor [luz] e espaço físico. E ela só se mantém mediante a existência dos alimentos. Tratamos sobre a luz este ano e abordaremos a temática dos alimentos no ano que vem."

Evento segue até domingo, dia 25, no Pavilhão do Parque da Cidade (Foto: Natália Morato - CCS/Capes)

A ministra em exercício do MCTI, Emília Curi, ressaltou a importância da SNCT e referiu-se ao evento como "fundamental para despertar o interesse da população à ciência e à pesquisa". Na ocasião, Emília também agradeceu a parceria com o Instituto TIM durante o lançamento do primeiro edital de apoio a museus e centros de ciência e tecnologia. A chamada pública, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), selecionará propostas de atividades de divulgação, educação e desenvolvimento de produtos relacionados à luz para um público de crianças de 4 a 10 anos. Além da temática escolhida em comemoração ao Ano Internacional da Luz, celebrado em 2015, outras iniciativas que promovam a divulgação científica para essa faixa etária também poderão ser inscritas.

CNPq e Instituto TIM lançam edital para apoio a museus e centros de C&T (Foto: Natália Morato - CCS/Capes)

SNCT
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e, em 2015, conta com atividades em mais de 600 cidades em todo o país. No Distrito Federal, a organização das atividades está sob responsabilidade do Governo de Brasília, em parceria com o MCTI. A programação segue até o dia 25 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, e tem como tema "Luz, ciência e vida".

Em sua 12ª edição, a SNCT conta com mais de 800 atividades, entre minicursos, palestras, exposições e oficinas. A entrada é gratuita e haverá ônibus gratuito entre a rodoviária e o Pavilhão durante toda a semana.

A escolha do tema "Luz, ciência e vida" foi baseada em decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como Ano Internacional da Luz, com objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.

Capes participa do evento com estande (Foto: Priscilla Venancio - CCS/Capes)

Capes A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) participa com estande no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília. No estande da Capes é possível ter acesso à Britannica Escola, além de informações sobre outros programas coordenados pela instituição.

Acesse o site da Semana e fique por dentro da programação e das novidades.


Fonte: CCS/Capes
Link da notícia








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299