.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1194

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



29/10/2015



Programa apoia parcerias com pesquisadores da França


 
  Consulado francês lança com USP, Unesp e Unicamp a 6º chamada das Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo

O Consulado Geral da França em São Paulo lançou, pelo sexto ano consecutivo, uma chamada de propostas no programa de Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo. A chamada é feita em parceria com a USP, a Unicamp e a Unesp.

Essas cátedras têm como objetivo apoiar novas colaborações e projetos sobre temas emergentes, bem como fortalecer o desenvolvimento de cooperações de excelência preexistentes.

A chamada está voltada a professores ou pesquisadores de instituições francesas de ensino e de pesquisa, públicas ou privadas, que serão recebidos na USP, Unicamp e Unesp por períodos de no mínimo 45 dias.

Os candidatos selecionados receberão uma bolsa mensal da universidade brasileira de valor igual ao salário de um professor das universidades paulistas anfitriãs. O Consulado Geral da França em São Paulo financiará a passagem aérea de ida e volta e seguro internacional.

Os candidatos deverão propor um projeto elaborado em parceria com um professor da universidade paulista participante (professor anfitrião, responsável pelo projeto e pela cátedra) descrevendo de forma sintética as atividades de ensino e de pesquisa que serão desenvolvidas, prevendo expressa e detalhadamente as atividades a serem executadas na universidade anfitriã e informando as datas previstas para a estadia no Brasil.

Os projetos poderão ser redigidos em francês, português ou inglês.

As propostas de cátedras para o ano 2016 deverão ser encaminhadas até 13 de novembro de 2015. O comitê de seleção informará os resultados aos candidatos até 18 de dezembro. Mais informações


Fonte: Agência FAPESP
Link da notícia








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299