.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1194

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



29/10/2015



Presidente do CNPq recebe Membros dos Comitês de Assessoramento (CAs)



 
Fotos: Marcelo Gondim  

Hernan Chaimovich recebeu cerca de 300 membros dos comitês que estão reunidos na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília, de 19 a 23 de outubro, para julgamento de bolsas da Agência.

Chaimovich abriu o encontro traçando o panorama sobre as produções. "São quase 200 mil artigos produzidos entre 2011 e 2014, essa produção é muito maior que muitos países da América Latina e Ásia, sobre essa produção vocês coletivamente tem a responsabilidade sobre elas", Afirmou Hernan.

O presidente falou sobre a importância de se manter a qualidade das produções cientificas no país. "É responsabilidade coletiva pensar que nós não queremos um país que tenha um cientista maravilhoso e que todo restante seja abaixo da média". E finalizou destacando a divulgação cientifica como chave para mudar a situação do país. "É de nossa absoluta responsabilidade mostrar para sociedade brasileira o efeito do investimento nas pesquisas. Nós temos que mostrar para a sociedade que todo investimento em pesquisas tem um impacto intelectual, na mudança da economia e na melhoria das condições de vida do povo brasileiro".

Também participaram do encontro Diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde (DABS), Marcelo Morales, o Diretor de Gestão e Tecnologia da Informação (DGTI), Luiz Alberto de Freitas Brandão Horta Barbosa, o Diretor de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais – (DEHS), Guilherme Sales Soares de Azevedo Melo, a diretora de Cooperação Institucional (DCOI), Glenda Mezarobba e o assessor da presidência, Daniel Alves Natalizi.

Entres os assessores presentes no encontro, estavam Manoel Barral Netto, que foi diretor de Cooperação Institucional (DCOI), e odiretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde (DABS), Paulo Sergio Lacerda Beirão, que assumiu a diretoria em 2011 e se despediu em 2013.

Os CAs são comitês formados por pesquisadores renomados para oferecer ao CNPq uma assessoria científico-tecnológica nas análises, julgamentos, seleção e acompanhamento de pedidos de projetos de pesquisa e de formação de recursos humanos.

Os pedidos de PQ são julgados anualmente e a bolsa é destinada a pesquisadores que se destaquem entre seus pares, valorizando sua produção científica segundo critérios normativos, estabelecidos pelo CNPq, e específicos, pelos CAs.

As propostas de ARC, um apoio para realização no país de eventos como congressos, simpósios, seminários e ciclos de conferências relacionados à ciência, tecnologia e inovação, são julgadas duas vezes ao ano.

Já o julgamento de pedidos de bolsas no país e no exterior acontece três vezes ao ano.


Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq
Link da notícia








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299