.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1197

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



19/11/2015



Encaqui SBQ/ES continua crescendo em sua quinta edição


Encontro Capixaba de Química reuniu 430 inscritos sendo a maior parte estudantes do ensino técnico e de graduação

Foi realizado na semana passada em Vitória-ES o V Encaqui SBQ-ES, Encontro Capixaba de Química, evento da Regional do Espírito Santo da Sociedade Brasileira de Química. O evento reuniu 430 inscritos das diversas instituições de ensino de química e correlatos do Espírito Santo e de outros estados, com participação significativa de alunos de graduação e técnico.

"Este ano voltamos a bater recordes de inscritos e trabalhos, e tivemos conferencistas de alta qualidade", celebra o secretário regional na SBQ-ES, professor Valdemar Lacerda Júnior, da UFES. O evento é realizado a cada dois anos e tem o apoio das universidades organizadoras, UFES e IFES, que nos forneceu toda infraestrutura, além do transporte e a hospedagem dos conferencistas.

Valdemar Lacerda Júnior e Adriano D. Andricopulo

Segundo ele, não há segredo para conseguir um evento pujante e sustentável. O apoio efetivo das partes interessadas, como as universidades envolvidas, o Conselho Regional de Química da 21a Região, as empresas patrocinadoras, e a inscrição a preços baixos são os principais fatores da eficiência do Encaqui.

Entre os minicursos oferecidos destacaram os de Química Forense e de Química das Sensações. "Forense já é uma tradição no nosso evento, talvez impulsionado pelos seriados de TV sobre investigações criminais. Já o de Química das Sensações foi uma grata surpresa para nós, tendo a maior procura nesta edição do evento", contou Lacerda Júnior.

O evento também é marcado por ter em um de seus temas das sessões de pôsteres a Química do Petróleo, "que é a grande vocação do nosso estado", segundo Lacerda Júnior. Ele explica que a Petrobras mantém parcerias com as instituições de ensino e investe regularmente em projetos de pesquisa. O Espírito Santo é o segundo estado que mais produz petróleo no Brasil. Esse investimento da Petrobras e da cadeia de empresas fornecedoras que atuam na região faz com que o Espírito Santo seja um estado marcado pela proximidade do setor produtivo com a academia. "Eu diria que este é um dos pontos fortes da química no estado", observa o professor.

A professora Maria Tereza Weitzel Dias Carneiro, da UFES e coordenadora geral do evento conta que mais da metade do público do Encaqui é formada por alunos de graduação e cursos técnicos. "É interessante observar que temos muitos estudantes entre 14 e 16 anos tendo sua primeira experiência em um evento científico aqui no Encaqui", disse a professora.

Professora Maria Tereza Weitzel Dias Carneiro (à direita), da UFES, coordenadora geral do Encaqui com estudantes

A conferência de abertura foi feita pelo Professor Glaucius Oliva, do IFSC-USP, que falou sobre Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Nacional. O presidente da SBQ, prof. Adriano D. Andricopulo, IFSC-USP, proferiu palestra sobre "Planejamento de Fármacos: Desafios e Oportunidades em Química Medicinal". "Procuramos trazer para as palestras e minicursos os principais nomes do Brasil de diversas áreas, a maioria pesquisadores nível 1 do CNPq, entre eles: Célio Pasquini-UNICAMP, Erico Marlon Flores-UFSM, Antonio Claudio Tedesco-USP-RP e Rodnei Bertazzoli-UNICAMP", explicou a Professora Maria Tereza. Foram 203 pôsteres apresentados (em 2013 foram 143) e 430 inscritos pagantes (386 em 2013). Neste ano o evento contou com 9 palestras, 9 minicursos, e 3 sessões coordenadas com apresentações orais de trabalhos selecionados pela Comissão organizadora.

Para saber mais:
Site do V Encaqui


Texto: Mario Henrique Viana, assessor de imprensa da SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299