.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1210

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



03/03/2016



Ministro participa de cerimônia para liberação de recursos para obras em institutos de ciência e tecnologia


Recursos do CT-Infra da Finep somam R$ 100 milhões e serão usados para concluir 91 obras de infraestrutura física e laboratorial em 31 instituições.

 
No discurso na Finep, Celso Pansera afirmou que escutar as reivindicações da comunidade científica é fundamental para o bom andamento dos trabalhos nos institutos de pesquisa. Crédito: Ascom/MCTI  

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, participou nesta sexta-feira (26) de cerimônia na Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), no Rio de Janeiro, para liberação de R$ 100 milhões para conclusão de obras nos institutos de ciência e tecnologia (ICTs). Os convênios assinados, que contemplam 91 construções de 31 instituições, revigoram as pesquisas científicas.

"Temos que acreditar que o sistema de ensino e de pesquisa criou massa crítica para aprofundar todas as questões, resolvendo os gargalos e, sobretudo, fazendo com que, independente de quem estiver à frente da gestão, as estratégias das instituições não sejam comprometidas. Reunir quem entende do assunto e escutar as reivindicações é fundamental para um bom andamento desse trabalho", disse o ministro em discurso.

As obras aprovadas foram apoiadas em chamadas anteriores do Fundo Setorial de Infraestrutura (CT-Infra), que financia projetos para implantação de infraestrutura física e laboratorial em universidades, institutos tecnológicos e centros de pesquisa.

Pansera também comentou as negociações de um empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que, segundo ele, possibilitará ao Brasil dar um salto em C&T. O projeto, considerado estratégico para o país, tem três desafios principais: expansão, consolidação e integração do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; apoio ao aumento da capacidade de inovação empresarial; e desenvolvimento e domínio de tecnologias críticas.

O presidente da Finep, Wanderley de Souza, destacou a importância da liberação desses recursos para que, de fato, haja uma infraestrutura científica de ponta no Brasil.

"O que estamos consolidando hoje é uma grande vitória para a comunidade científica. Temos, na Finep, a possibilidade de consolidação dos trabalhos dos pesquisadores, através dos investimentos que são feitos. O cumprimento de obras é de fundamental importância, assim como rever a questão dos investimentos em manutenção de equipamentos, que também é indispensável ao bom funcionamento do trabalho", afirmou.

Também estiveram presentes na cerimônia a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Maria Paiva, representando a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); o reitor da Universidade do Centro Oeste do Paraná, Aldo Nelson Bona, representando a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem); além de pró-reitores de pesquisa e pós-graduação, e presidentes de fundações de apoio das universidades selecionadas.


Fonte: MCTI








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299