.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1212

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



17/03/2016



Agências federais apresentam cenário orçamentário de parcerias com as FAPs, no Fórum do Confap


No primeiro dia do evento, Finep, Capes, CNPq e Embrapii falaram sobre perspectivas e prioridades para o cenário orçamentário de curto e médio prazo dos programas e convênios

A tarde de quinta-feira, dia 10, primeiro dia de reuniões do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), foi marcada pela apresentação das perspectivas e prioridades para o cenário orçamentário de curto e médio prazo dos programas e convênios com agências federais, parceiras das FAPs e do Conselho. Foram apresentadas iniciativas da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Finep

Entre as ações destacadas pela Finep, foi destaca a questão do InovaCred. O objetivo do programa é oferecer financiamento a empresas de receita operacional bruta anual ou anualizada de até R$ 90 milhões, para aplicação no desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, ou no aprimoramento dos já existentes, ou ainda em inovação em marketing ou inovação organizacional visando ampliar a competitividade das empresas no âmbito regional ou nacional. Para o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Ricardo Gatass, a Financiadora pretende ampliar as parcerias com os governos estaduais, com o lançamento de uma nova etapa prevista para 2017.

CNPq

O CNPq, por outro lado, apresentou para as Fundações, em um primeiro momento, perspectivas no Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD), que busca apoiar financeiramente sítios de pesquisa de longa duração com foco em Ecologia de Ecossistemas. A iniciativa foi apresentada pelo coordenador-geral do programa, Onivaldo Randing. Em outro momento, foi apresentada a questão das iniciativas em saúde do Programa de Pesquisa em Saúde, que já possui parcerias firmadas com as FAPs e entidades internacionais, com editais já consolidados, e que tem como desafio a questão do zika vírus, especialmente quanto ao controle de vetores, produção de kits de diagnóstico, educação em saúde e produção de vacinas. A apresentação foi organizada pelo coordenador do programa, Gilberto Ferreira de Souza.

Entre as discussões, perspectivas orçamentárias para o setor. Capes – A Capes focou sua apresentação na situação da Diretoria de Programas e Bolsas (DPB), com foco especial em relação a bolsas no País, fomento à Pós-Graduação e acesso à informação científica e tecnológica, com especial atenção ao Portal de Periódicos da Capes. De acordo com a diretora de Programas e Bolsas, Mercedes Bustamante, a perspectiva que se desenha é a avaliação dos acordos e convênios existentes e em estudo, para o desenho de futuras estratégias de colaboração.

Embrapii

Por fim, encerrando o encontro, a Embrapii trouxe a questão do aumento do investimento privado em inovação, por meio de um modelo de cooperação flexível e ágil, com foco em áreas que tenham demanda por inovação e potencial de impacto. O diretor-presidente da entidade, Jorge Guimarães apresentou as instituições já contempladas pelo programa e discutiu melhorias no sistema ao ouvir os anseios das fundações quanto à execução do projeto.

O Fórum do Confap, em Brasília (DF), é realizado na sede da Capes e acontece nestas quinta e sexta-feira, dias 10 e 11 de março. Presidentes das FAPs, incluindo a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, que é vice-presidente do Confap, debatem questões relativas ao financiamento e incentivo de projetos de pesquisa em ciência, tecnologia e inovação no País.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg.


Fonte: Confap








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299