.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1214

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



31/03/2016



Biblioteca digital concentra a produção da USP e de outras milhares de universidades


Planejada e construída por pesquisadores e alunos da Universidade de São Paulo, a Biblioteca Digital Vérsila indexa e oferece ao público gratuitamente cerca de 50 milhões de teses, dissertações, artigos e documentos acadêmicos.

A iniciativa está sendo considerada por muitos especialistas como a maior concentradora de acervos acadêmicos sediada no hemisfério sul. A Vérsila já foi destacada por importantes universidades brasileiras, bem como por várias unidades da USP e por universidades no exterior, como Harvard, em seu veículo Harvard Open Access Project Tracker.

A plataforma é integrante do consórcio internacional Open Archives Initiative, na modalidade de Service Provider, e o acervo é composto quase exclusivamente de textos completos e abertos. Sua infraestrutura física e logística é composta de uma rede de servidores integradores mantidos nos EUA (West Virginia e Califórnia), na Europa (Dublin, Irlanda e Frankfurt, Alemanha), na Ásia (Tokio, Japão), no Pacífico (Sydney, Austrália) e na América do Sul (São Paulo, Brasil).

Semanalmente, cada servidor integrador capta novos acervos e itens digitais de sua região geográfica, realiza a sua indexação e curadoria digital e os integra em um só acervo disponibilizado gratuitamente em seu site. Da USP, estão integrados o Portal de Teses e Dissertações, a Biblioteca Digital de Produção Intelectual e o seu Portal de Periódicos.

O objetivo da Biblioteca Digital Vérsila é oferecer em um único local, de maneira simples, independente, relevante e gratuita o melhor da produção acadêmica aberta, tornando-se assim um serviço à comunidade científica e referência internacional em biblioteconomia digital.

Para o pesquisador do Núcleo de Políticas Públicas da USP (NUPPs), Giovanni Eldasi, que coordena o projeto, "o aumento exponencial de repositórios e revistas científicas de acesso aberto na internet requer iniciativas que concentrem a produção acadêmica e sejam independentes de buscadores com fins comerciais que tendem a monopolizar a busca na internet, muitas vezes oferecendo um recorte único de um universo que é extremamente plural".

Concentradores regionais como a Biblioteca Digital Vérsila podem assim oferecer recortes da produção científica que sejam mais significativos para a comunidade de um país ou região.

A biblioteca digital com os milhares de acervos pode ser acessada no site: http://biblioteca.versila.com/


Fonte: Assessoria de Imprensa - Biblioteca Digital Vérsila








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299