.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1215

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



07/04/2016



Presidente do CNPq reconhece frutos da cooperação com a Finlândia


Hernan Chaimovich recebeu no MCTI delegação acadêmica, empresarial e governamental do país europeu, liderada pela diretora do Ministério da Educação e Cultura

O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Hernan Chaimovich, recebeu nesta quinta-feira (31), no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), delegação acadêmica, empresarial e governamental chefiada pela diretora de Relações Internacionais do Ministério da Educação e Cultura da Finlândia (OKM), Jaana Palojärvi. Chaimovich reconheceu os "frutos fantásticos" da cooperação bilateral nos últimos cinco anos, por meio de projetos de pesquisa, do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) e do treinamento de professores.

"Quer dizer, nós não estamos partindo do zero", reforçou o presidente do CNPq. "Nós temos como pano de fundo uma colaboração com reflexos científicos, sociais e econômicos", destacou.

Jaana destacou o sucesso do CsF na Finlândia, para onde, segundo a página Bolsistas pelo Mundo, o programa possibilitou o embarque de 216 alunos. Atualmente, 32 deles estão em universidades do país nórdico. "Ficamos felizes com o número de estudantes brasileiros que passaram por lá e esperamos que, futuramente, estudantes finlandeses também possam vir para cá (Brasil)", disse.

Ao apresentar a nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti), o presidente do CNPq ressaltou à delegação finlandesa a atenção dedicada pelo Brasil às seguranças alimentar, cibernética, energética e hídrica. Segundo Jaana, a nação europeia desenvolve um documento semelhante, em resposta a desafios globais, como mudanças climáticas, com base na criação e na aplicação de projetos em bioeconomia e tecnologias limpas.

Já a conselheira para Ensino Superior e Ciência Política do OKM, Tiina Vihma-Purovaara, ofereceu apoio finlandês como "ponte para maior colaboração" do Brasil com a União Europeia. Um dos possíveis caminhos seria o programa Horizonte 2020, que busca responder a questões de impacto global, a exemplo de crise econômica, subsistência das populações, segurança e meio-ambiente

Parceria

O chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do MCTI (Assin), Danilo Zimbres, recordou a última visita oficial da presidente Dilma Rousseff e do ministro Celso Pansera ao país escandinavo, em outubro de 2015. Naquele mesmo mês, Pansera recebeu o vice-ministro de Assuntos Econômicos do Ministério do Emprego e da Economia da Finlândia, Jari Gustafsson.

Zimbres abordou, ainda, parcerias entre a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) e a Agência Finlandesa de Financiamento à Inovação (Tekes), com projetos cooperativos em inovação industrial, os preparativos para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e a sanção do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei nº 13.243/2016), ao sugerir um seminário para discutir com os finlandeses possíveis impactos da lei nas relações bilaterais.

Também participaram do encontro o embaixador da Finlândia no Brasil, Markku Virri, o diretor geral do Centro para Mobilidade Internacional (Cimo), Samu Seitsalo, o coordenador de Cooperação em Educação e Ciência da embaixada, Jarkko Wickström, e representantes de agências, empresas e universidades, além da coordenadora-geral de Cooperação Bilateral do MCTI, Ana Lúcia Stival.


Fonte: Assessoria de Imprensa do MCTI








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299