.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1215

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



07/04/2016



SBQ Rio de Janeiro faz primeiro encontro regional gratuito


O tema "Rio de Janeiro: Onde a Química e o Esporte se encontram!" reuniu 520 participantes na UFRJ

A SBQRio realizou o XV Encontro Regional na semana passada, no Centro de Convenções Horácio Macedo do CCMN\UFRJ. Pela primeira vez o evento foi gratuito para todos os participantes, sendo totalmente subsidiado pelos patrocinadores Waters, Thermo Fischer, Fiocruz, INT e UFRJ. E, a exemplo da 38ª Reunião Anual da SBQ, realizada no ano passado, não houve distribuição de copos descartáveis. Foi fornecido a cada participante um copo do evento para utilização.

"Iniciamos um ciclo de sustentabilidade no nosso evento", contou a professora Valéria G. Costa do Instituto Nacional de Tecnologia e secretária regional da SBQRio. "Distribuímos copos de poliestireno para cada participante utilizar nos três dias de evento."

O conferencista de abertura Prof. Francisco Radler de Aquino Neto, do Laboratório Nacional do Controle de Dopagem, entre as organizadoras Dra. Núbia Boechat (esq) e Dra. Valéria G. Costa

Foram 520 participantes, com 279 trabalhos inscritos, dois minicursos, com 70 vagas e quatro conferências plenárias. O tema – como não poderia deixar de ser neste ano olímpico – foi a relação entre química e esporte. "Procuramos trazer visões das diferentes áreas em que a química atua no esporte, como nutrição, bioquímica, doping e novos materiais", explicou a secretária Valéria.

Sessão de pôsteres teve 279 trabalhos inscritos. O Prêmio ACP - Ângelo da Cunha Pinto foi concedido aos três melhores

O presidente da SBQ Nacional, professor Adriano D. Andricopulo, foi representado pelo membro do conselho e ex-presidente da entidade, professor Vitor F. Ferreira, do IQ/UFF. "O evento foi um grande sucesso e mostrou que a SBQ está muito ativa nestes tempos de crise. Estive presente nos quatro dias, vi trabalhos de alta qualidade e gente muito motivada pelo progresso da Química", afirmou o professor Vitor. "É importante destacar o trabalho do comitê organizador, formado pelas professoras Valéria Costa, Núbia Boechat, Aline Guerra, Alcione Carvalho e Simone Chiapetta."

A secretária Valéria Costa avalia que o jovem graduando em geral é dedicado, mas pode ter ainda mais compromisso com a regional, desde que incentivado pelos professores e orientadores. "Percebo que alguns têm muita preocupação em obter o certificado, mas a grande maioria tem verdadeira paixão pelo que fazem: gostam de apresentar seus trabalhos, gostam quando são questionados e reclamam quando seus pôsteres não são visitados", disse. Neste evento, os três melhores pôsteres apresentados receberam o prêmio Ângelo da Cunha Pinto, em homenagem ao importante químico que ajudou a fundar a regional da SBQ no Rio de Janeiro, outra inovação na SBQRio.

A SBQRio conta com atualmente cerca de 300 sócios no Rio, sendo a maior parte colaboradores. "Este número ainda é pequeno em relação ao número de cursos que temos no Estado", avalia a secretária Valéria.


Texto: Mario Henrique Viana, assessor de imprensa da SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299