.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1216

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



14/04/2016



100 Anos da Academia Brasileira de Ciências – A Pesquisa na Agricultura: implicações para a sustentabilidade e a segurança alimentar global


 

Apresentação
Em 2016, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) comemora seu Centenário, um marco histórico da ciência brasileira, que será celebrado na Reunião Magna da entidade, no Rio de Janeiro, entre os dias 4 a 6 de maio de 2016. Antecipando a Reunião Magna, que irá discutir em uma das suas sessões a “Segurança Alimentar Sustentável”, será realizado em Goiânia, nos dias 18 e 19 de abril de 2016, uma Reunião especialmente dedicada aos avanços da pesquisa brasileira no campo da agricultura, frente aos desafios da produção de alimentos atendendo ao Acordo de Paris – COP 21. O evento alia o reconhecimento da relevância do papel do Centro-Oeste brasileiro para o enfrentamento do desafio da segurança alimentar global com sustentabilidade.

A iniciativa é da Vice-presidência Minas Centro-Oeste da ABC e conta com a correalização das Fundações de Amparo à Pesquisa de Goiás (FAPEG), Distrito Federal (FAPDF), Mato Grosso (FAPEMAT), Mato Grosso do Sul (FUNDECT) e Minas Gerais (FAPEMIG), além do apoio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e do Governo de Goiás, tendo como tema: “A Pesquisa na Agricultura: implicações para a sustentabilidade e a segurança alimentar global”

As apresentações e debates enfatizarão a contribuição da pesquisa científica e tecnológica que colocou o Brasil na condição atual de grande produtor de alimentos e de fibras. Estes estudos são e serão ainda mais determinantes para fazer frente aos desafios da sustentabilidade na era pós o Acordo de Paris – COP 21 e continuar contribuindo decisivamente para a segurança alimentar global.

Com abordagens críticas sobre o presente e o futuro da pesquisa serão discutidas questões estratégicas para o setor. Serão destacados, ainda, os gargalos da agricultura brasileira e o papel da pesquisa científica, tecnológica, e de inovação nas áreas da produção de grãos, produção animal e da genética e no melhoramento de animais e plantas.

Acesse aqui a programação geral do evento.

Carta de Goiânia
Ao final do evento, será entregue à sociedade a “Carta de Goiânia: ciência, produção de alimentos e cidadania”, por uma plataforma científica e tecnológica como base do desenvolvimento social e econômico do Brasil – A contribuição do Centro-Oeste. Nela serão delineados os principais avanços e desafios do setor, que nortearão os próximos passos no desenvolvimento da pesquisa científica, tecnológica e de inovação para a produção de alimentos sustentáveis e acesso à cidadania.

Desde o início do ano, foram realizadas reuniões com agentes envolvidos diretamente no setor, de modo a coletar as contribuições na construção do documento. E, agora, a Carta de Goiânia está sendo disponibilizada para consulta pública on-line, de maneira a receber contribuições para sua consolidação.

As contribuições poderão ser encaminhadas para o e-mail cartadegoiania@gmail.com até o dia 14 de abril.

Carta de Goiânia: ciência, produção de alimentos e cidadania.

Anexos da Carta de Goiânia: Ciência, produção de alimentos e cidadania.

Parceiros
O evento em comemoração ao centenário da Academia Brasileira de Ciência (ABC) é realizado pela Vice-presidência Minas Centro-Oeste da ABC e correalizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (Fapdf), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect). Além disso, o evento é organizado pela Fapeg, Universidade Federal de Goiás (UFG) e Instituto Federal Goiano (IF Goiano).

Conta, ainda, com o apoio das seguintes instituições: Governo do Estado de Goiás; Superintendência Executiva de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Supex/SED); Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás); Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa); Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA-GO/Mapa); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Banco do Brasil; Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg); Fundo para o Desenvolvimento da Agropecuária em Goiás (Fundepec Goiás); Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO); Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-GO); Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap); Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – regional Goiás (SBPC-GO); Fórum do Futuro; Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Saiba mais sobre o evento:

Centenário da ABC: Projeto de Apoio ao Centenário da ABC

Centenário da ABC: Acadêmicos realizam eventos-satélite pelo Brasil no ano do centenário da ABC

Acompanhe outras notícias relacionadas ao evento


Fonte: FAPEG








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299