.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1218

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



28/04/2016



Brasileiros ocupam espaço da IUPAC


Eleição de Érico Marlon Flores e Vanderlan Bolzani para divisões científicas reflete qualidade da química brasileira

O professor Érico Marlon de Moraes Flores, da UFSM, é o mais novo brasileiro a integrar uma divisão científica da IUPAC, União Internacional para Química Pura e Aplicada. Érico foi eleito membro associado da Divisão de Química Analítica, durante o Congresso da IUPAC de 2015, e no último mês de março, na Eslováquia, participou de sua primeira reunião na entidade internacional. A IUPAC é a principal sociedade científica da Química, responsável por definir nomenclaturas, produzir relatórios, debater as várias áreas da Química e divulgar a ciência de diversas maneiras.

Érico Marlon Flores, UFSM: "Fico muito feliz, porque essa eleição é um reconhecimento, não só da minha carreira, mas da universidade em que trabalho, da SBQ e da Química Analítica brasileira como um todo"

"Fico muito feliz, porque essa eleição é um reconhecimento, não só da minha carreira, mas da universidade em que trabalho, da SBQ e da Química Analítica brasileira como um todo", declarou o professor. Érico participa também da SBQ, é diretor técnico científico da FAPERGS e continua orientando pós-graduandos, enquanto está licenciado da UFSM, onde coordena os laboratórios de Análises Químicas Industriais e Ambientais, e o Centro de Estudos em Petróleo.

Vanderlan Bolzani, da UNESP/Araraquara é a representante do Brasil na IUPAC e também membro associado da Divisão de Química Orgânica e Biomolecular

Ele se junta a outros químicos brasileiros na entidade internacional. A professora Vanderlan Bolzani, da UNESP/Araraquara, ex-presidente da SBQ, é a representante oficial do Brasil na IUPAC. Além disso, este ano ela também passou a integrar a Divisão de Química Orgânica e Biomolecular, como membro associado. "Minha eleição foi uma grata surpresa. Acho importante ver crescer o número de colegas nos comitês da IUPAC e isto demonstra mérito acadêmico dos pesquisadores da química brasileira, reconhecimento internacional e o trabalho da SBQ ao longo de sua trajetória, trabalhando pela química do País. Nessas Divisões nós discutimos avanços da ciência, o estado da arte, e também planejamos os eventos científicos, contactamos com colegas de várias partes do mundo, o que é bastante prazeroso", conta Vanderlan.

Os professores Claudio Mota (UFRJ) e Vânia Zuin (UFSCar) integram o sub-comitê de Química Verde. Entre outras atribuições, eles participam da organização do Congresso Mundial de Química Verde, que será realizado em Veneza, em setembro deste ano.

O professor Cláudio G. Santos, da UFOP, faz parte do sub-comitê de Terminologia de Polímeros. "Nos sub-comitês, ao contrário das Divisões, não há eleição, e o processo é mais informal. Fui convidado a participar, em 2006, pelos meus orientadores de doutorado e pós-doc. Desde então tenho ido a todos os eventos da IUPAC", conta o professor Santos.

O Congresso Mundial da Química, IUPAC 2017, será realizado pela primeira vez na América Latina, na cidade de São Paulo, em julho do ano que vem, e conta com a coordenação do presidente da SBQ, professor Adriano D. Andricopulo.


Texto: Mario Henrique Viana (assessor de imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299