.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1218

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



28/04/2016



CNPq reúne membros de comitê internacional para julgar INCTs


Ao longo desta semana, estarão reunidos na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), trinta e cinco pesquisadores renomados em suas áreas do conhecimento de vários países para julgar as propostas do último edital do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), lançado em 2014.

Os trabalhos foram iniciados nessa segunda-feira, 25, com a presença do presidente do CNPq, Hernan Chaimovich, e da Ministra Interina de Ciência, Tecnologia e Inovação, Emília Curi. O comitê internacional julgará até o fim da semana as 345 propostas apresentadas ao Edital.

Hernan deu as boas vindas aos membros do comitê e falou sobre a importância dos INCTs para ao avanço da ciência e tecnologia no país. "Os INCTs mudaram o cenário de investimento em ciência, tecnologia e inovação no Brasil, pois é o único programa que enxerga o Brasil como um todo, integrando os centros de pesquisa", afirmou.

A ministra em exercício da Ciência, Tecnologia e Inovação, Emília Ribeiro, também participou da abertura dos trabalhos de julgamento. "Esse é um passo importante para o ministério e para a ciência como um todo porque esse comitê está avaliando propostas de pesquisas que vão nos nortear no futuro, que são as redes que nós temos dentro das universidades. Os pesquisadores estão aguardando a resposta dessa avaliação", afirmou Emília Ribeiro.

Todas propostas já foram avaliadas por, no mínimo, três consultores ad hoc, quase em sua totalidade vinculados a instituições de pesquisa estrangeiras. Para tanto, 5185 pesquisadores foram convidados, dos quais 1912 cadastraram-se no Banco de Consultores do Programa INCT.

O edital foi lançado em 2014 e é a maior chamada pública da história do CNPq, com R$ 641,8 milhões.

Após a recomendação pelo comitê, o resultado será submetido à Diretoria Executiva do CNPq, haverá, então, uma fase de negociação para que as Fundações de Amparo à Pesquisa indiquem quais das propostas recomendadas com mérito serão cofinanciadas por elas e, por fim, o resultado será objeto de deliberação do Comitê de Coordenação do Programa, coordenado pela Secretaria Executiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O resultado final deve ser divulgado no mês de junho.

Os Editais

A chamada dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) destina-se a pesquisadores de reconhecida competência nacional e internacional na sua área de atuação, beneficiários de bolsa de Produtividade em Pesquisa ou bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora, nível 1CNPq ou perfil equivalente, com capacidade para liderar projetos complexos e com vários participantes, e liderança demonstrada por publicações de impacto em revistas científicas, patentes nacionais ou internacionais, e expressivo resultado em orientação de dissertações ou teses e supervisão de pós-doutores.

Em razão de suas especificidades, não há uma periodicidade pré-definida. Além do edital em julgamento, foram realizadas outras duas chamadas: a primeira, em 2008 (Edital 15/2008), contemplou todas as áreas do conhecimento e propiciou a criação de 122 institutos nacionais. A segunda, em 2010 (Edital 71/2010), permitiu a criação de três institutos destinados a pesquisar o mar.

Conheça aqui o Comitê Internacional.


Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299