.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1219

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



05/05/2016



Harry Kroto morre aos 76


Durante os primeiros esforços visando a preparação da 37ª. Reunião Anual da SBQ (RASBQ) em Natal-RN, que ocorreu em maio de 2014, decidimos convidar um agraciado com o Prêmio Nobel de Química para uma sessão especial. O Prof. Harold Kroto foi o primeiro nome a ser aventado, por diferentes motivos, dentre os quais sua conhecida capacidade de oratória, seu envolvimento com educação científica para crianças e jovens, sua reconhecida formação humanista, e o assunto que lhe rendeu o maior prêmio que um cientista pode almejar, que continuava encantando pesquisadores de todas as áreas e de diferentes gerações.

As negociações para a vinda do Prof. Kroto ficaram a cargo da nossa então Tesoureira, e futura Secretária Geral, Prof. Rossimiriam Freitas, que teve um papel fundamental para que este aceitasse ministrar a conferência na RASBQ. Sabíamos que esta confirmação se transformaria no ponto alto daquela RASBQ, que já estava em um patamar extremamente elevado (convidados de altíssimo nível, um grande número de participantes e de trabalhos submetidos, a beleza de Natal como cenário, etc). A apresentação do Prof. Kroto, entretanto, superou todas as expectativas, e já é considerada um marco na história das RASBQs.

Prof. Kroto durante a sua apresentação na 37ª RASBQ

Após nos oferecer três temas possíveis para serem abordados em sua conferência (Carbon in Nano and Outer Space; Science, Society and Education; Creativity without Borders) a Diretoria e Conselho da SBQ decidiu por "Criatividade sem Fronteiras." Durante mais de uma hora o Prof. Kroto deu uma lição de humildade a uma plateia de 1200 pesquisadores, professores e estudantes. Utilizando sua própria vivência e experiência pessoal, demonstrou que não se faz ciência sem criatividade, e que não se é criativo sem uma forte relação com as ciências humanas e com as diferentes formas de manifestação artística. Mostrou que cada ação positiva na construção da sua história de vida teve papel importante no trabalho que decidiu realizar e na ciência que produziu. E deixou evidente a todos que o ouviram que o Prêmio Nobel foi fruto de suas escolhas. E que suas escolhas o fizeram culto, no sentido mais abrangente da palavra. E que sua cultura o possibilitou compreender criticamente o universo de sua pesquisa. E que esta compreensão crítica o libertou de amarras e receios, que acarretou na proposição da estrutura de uma das mais belas moléculas que se conhece.

Vencedor do Prêmio Nobel de Química de 1996, juntamente com os Profs. Richard Smalley e Robert Curl pela descoberta, em 1985, do "buckminsterfullerene" (uma molécula perfeitamente simétrica formada por 60 átomos de carbono e com o formato de uma bola de futebol), o Prof. Kroto utilizou a fama, o prestígio e recursos financeiros inerentes a esta premiação para realizar inúmeros projetos sociais, sempre voltados à divulgação e aprendizado de ciências para público leigo, crianças e adolescentes.

O cientista que via beleza nas pequenas ações cotidianas escreveu, quando do relato da primeira proposta estrutural da molécula de fulereno, que o modelo era "bonito demais para estar errado" ("It was just too beautiful to be wrong"). O pesquisador apaixonado pelo seu trabalho aconselhava que cada um trabalhasse com aquilo que lhe interessasse ou naquilo que gostasse ("my advice is to do something which interests you or which you enjoy"). O humanista que se encantava com música, cinema, artes plásticas, artes dramáticas, arquitetura e design, propiciou um dos momentos mais instigantes que o autor deste texto presenciou em sua carreira científica, ao levar parte considerável de uma plateia às lágrimas, durante uma conferência científica, em pleno Nordeste brasileiro. Os frutos da sua presença na 37ª. RASBQ certamente serão ainda colhidos por muito tempo.

O Prof. Harold Kroto nos deixou no último final de semana, aos 76 anos. O planeta, certamente, ficou bem menos interessante desde então.

Para saber mais:
Nobel prize winner and buckyball discoverer Harry Kroto dies


Aldo J.G. Zarbin
Presidente Sucessor da SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299