.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1221

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



19/05/2016



Workshop internacional sobre educação busca ouvir experiências da plateia


Quatro estrangeiros e quatro brasileiros trarão experiências que ajudam a melhorar os resultados do ensino de química. Coordenação reservou tempo para que público também fale sobre seus desafios e resultados

Se você se preocupa com a qualidade do ensino de Química e ciências, uma parada obrigatória na 39ª Reunião Anual é o Workshop "Teaching Chemistry: vision, practice and achievements", que reunirá quatro especialistas estrangeiros e quatro brasileiros (Fotos e nomes no decorrer da matéria) para trocar experiências sobre as boas práticas em ensino e seus resultados. O workshop será realizado no primeiro dia do evento, 30 de maio, das 9h às 16h (com intervalo para almoço).

Charles Atwood, da Universidade de Utah, e Marcy Towns, da Universidade de Purdue

"Vivemos um momento em que existem fatores de mudança no ensino muito importantes, seja na organização do sistema, na importância cada vez maior de recursos tecnológicos, ou em desenvolvimentos recentes da neurociência, que permitem que nós façamos a revisão de algumas antigas ideias a respeito dos processos de aprendizagem", explica o Professor Fernando Galembeck, da Unicamp, coordenador do Workshop.

Eduardo Mortimer, da UFMG, e Eduardo Galembeck, da Unicamp

O evento foi concebido para que a plateia possa participar ativamente, debatendo as apresentações. "Reservamos muito tempo para perguntas e intervenções da plateia. Eu espero ver químicos de diversas regiões brasileiras compartilhando suas experiências", avisa Galembeck, um dos mais importantes químicos do País, ex-presidente da SBQ e dirigente de diversas sociedades científicas.

Em sua opinião o ensino de química no Brasil é muito desigual. "Ao mesmo tempo em que temos alunos e iniciativas excelentes, temos cursos e práticas que são difíceis de defender. Quando o aluno percebe que a coisa não é para valer, ele também não vai se empenhar."

Norbert Pienta, Universidade da Georgia, e Resa Kelly, Universidade San José State

A Professora Marcy Towns, que coordena um grupo de pesquisa em educação, no Departamento de Química da Universidade de Purdue (EUA), é uma das participantes do workshop. Ela vai falar sobre quais devem ser os objetivos de educadores e estudantes no uso de laboratórios na graduação. Ela falou ao Boletim da SBQ sobre sua preocupação com o ensino de ciências em geral, como um fator essencial à qualidade da vida humana. "É essencial educar as pessoas para as ciências. Foi assim que fizemos progressos admiráveis em diversas áreas, como as ciências médicas, por exemplo, que tiveram grande impacto na qualidade da vida das pessoas em todo o planeta".

Guilherme Marson, da USP, e Vanessa Hatje, da UFBA

Outro convidado estrangeiro é o Professor Charles Atwood, que coordena o grupo de pesquisa em Educação da Universidade de Utah (EUA). Suas pesquisas buscam melhorias no ensino para grandes salas de aula em graduação em química. Ele vai falar sobre as melhorias obtidas na Universidade de Utah com diversas iniciativas, como o "Flipped Classroom", ou "classe invertida", em que os alunos estudam e fazem as lições de casa em sala de aula, e assistem o conteúdo e interagem com o professor de suas casas, por meio de ferramentas de internet como a Khan Academy ou aulas gravadas pelo próprio professor. "Com a evolução do ensino de química, um professor hoje é aquele que tem o conhecimento químico suficiente, uma certa compreensão de como as pessoas aprendem, está familiarizado com a literatura sobre educação e tem muita paciência", disse Atwood ao Boletim da SBQ.

O Workshop "Teaching Chemistry" ocorre antes da cerimônia de abertura da 39ª Reunião Anual, no dia 30. Certamente a plateia presente terá experiências próprias para contar, enriquecer o debate e repercutir boas práticas em benefício do sistema educacional. Inscreva-se!

Mais informações sobre o Workshop "Teaching Chemistry: vision, practice and achievements"


A 39ª Reunião Anual da SBQ será no Centro de Convenções de Goiânia, de 30 de maio a 2 de junho de 2016.

Curta a página da RASBQ e acompanhe as novidades do evento! Convide também seus amigos. Juntos, faremos uma grande reunião anual!


Texto: Mario Henrique Viana, assessor de imprensa da SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299