.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1222

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



25/05/2016



Oportunidades e desafios do empreendedorismo


Simpósio Criar e Empreender vai debater o ambiente para a criação de start-ups de base científica no Brasil

O empreendedorismo é um dos segmentos da economia que mais tem crescido no Brasil, mostrando força inclusive em momentos de crise, como foi 2015 e tem sido 2016. Para muito além das start-ups ligadas à tecnologia e informação – de longe o setor mais 'empreendedor' do País, os laboratórios de química e ciências podem oferecer ótimas oportunidades para pesquisadores que tenham o chamado espírito empreendedor.

O simpósio "Criar e Empreender", tema central da 39ª Reunião Anual da SBQ, a partir da próxima segunda-feira, em Goiânia, busca entender o mundo do empreendedorismo e as possibilidades para o jovem químico para além dos modelos tradicionais.

O simpósio é organizado pelo presidente da SBQ, Professor Adriano D. Andricopulo (IQ-USP, São Carlos) e terá a participação do químico espanhol Fernando Alberício, fundador do Instituto de Tecnologia e Ciência de Barcelona, do professor Norberto Peporine Lopes, da FCFRP-USP e do professor Cândido Borges, da UFG.

Adriano D. Andricopulo, Fernando Alberício, Norberto Peporine Lopes e Cândido Borges

"Em termos de empreendedorismo é preciso unir oportunidades e ferramentas. É um tema fundamental para o futuro do jovem químico", afirmou Andricopulo. Para Albericio, "é preciso ter centros de pesquisa disruptiva, baseada nos potenciais da região, com objetivo de mudar paradigmas no setor produtivo."

Peporine, eleito presidente-sucessor da SBQ, já ajudou a criar quatro empresas a partir de trabalhos de seus orientandos. Não é sócio de nenhuma e acredita que para um cientista ter sucesso como empresário, "é preciso conhecer o mercado e ir atrás do produto certo que o mesmo necessita". No simpósio, vai trazer sua visão sobre as estratégias para começar a empreender a partir de sua experiência com sistemas de incubação.


A 39ª Reunião Anual da SBQ será no Centro de Convenções de Goiânia, de 30 de maio a 2 de junho de 2016.

Curta a página da RASBQ e acompanhe as novidades do evento! Convide também seus amigos. Juntos, faremos uma grande reunião anual!


Texto: Mario Henrique Viana, assessor de imprensa da SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299