.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1222

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



25/05/2016



Kurt Wuthrich: um Nobel que veio da fazenda


Vencedor do Prêmio em 2002, por seu trabalho de ressonância magnética nuclear aplicada ao estudo de proteínas fará conferência na 39ª RA

Prêmio Nobel de Química de 2002

Ele cresceu em uma família rural, próximo à região suíça de Emmental, famosa por seus queijos. Entre a fazenda de um avô, e o restaurante e a padaria da família, cresceu próximo à natureza e às criações. Desde cedo desenvolveu gosto pelas ciências naturais – aprendeu sobre seres aquáticos em longas horas de observação de um lago particular de criação de trutas. É sócio do mesmo clube de pesca onde Ernest Hemingway se divertia na Nova Zelândia.

Aos 78 anos de idade, Kurt Wuthrich tem muitas histórias. Ele virá à 39ª Reunião Anual da SBQ para contar sobre sua vida acadêmica, que lhe rendeu o Prêmio Nobel de Química de 2002, pelo uso da ressonância magnética nuclear no estudo de proteínas do organismo. Suas descobertas possibilitaram estudar as moléculas em condições próximas às fisiológicas. No campo da medicina, o achado contribuiu para o desenvolvimento de medicamentos, tratamentos e o entendimento de doenças como Alzheimer, câncer e diabetes.

Em sua conferência Wuthrich deve discorrer sobre a pesquisa ligada à ressonância magnética nuclear, desde o início do Século 20.

Página de Wuthrich no Nobel

Entrevista para a Revista Fapesp (em vídeo)


A 39ª Reunião Anual da SBQ será no Centro de Convenções de Goiânia, de 30 de maio a 2 de junho de 2016.

Curta a página da RASBQ e acompanhe as novidades do evento! Convide também seus amigos. Juntos, faremos uma grande reunião anual!


Texto: Mario Henrique Viana, assessor de imprensa da SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299