.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1205

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



25/05/2016



Do Sonho à Síntese Orgânica


Jornalista lança livro com retrospectiva científica dos 20 anos do laboratório do Prof. Luiz Carlos Dias (LQOS, IQ- UNICAMP)

Projetar a Química Orgânica Sintética do Brasil no cenário internacional era o seu sonho. Sintetizar moléculas complexas do ponto de vista estrutural, a sua missão. Foi mirando nesses objetivos que o professor Luiz Carlos Dias, em 1996, fundou o Laboratório de Química Orgânica Sintética (LQOS), no Instituto de Química da UNICAMP.

Em 2016, o LQOS (IQ-UNICAMP) completa 20 anos e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR) produziu uma obra retrospectiva, com o objetivo de registrar a data, recapitulando momentos importantes que marcaram a sua trajetória científica.

O livro “Do Sonho à Síntese Orgânica: 20 anos do Laboratório de Química Orgânica Sintética (IQ-UNICAMP)”, de autoria da jornalista de Ciência, Lúcia Beatriz Torres, será lançado no dia 31 de maio, no Centro de Convenções de Goiânia, durante a 39a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ).

Conheci o Prof. Luiz Carlos Dias, em 2008, durante a cobertura da 31a.Reunião Anual da SBQ, em Águas de Lindóia/SP. Na época, mãos se espelhavam e se sobrepunham para explicar a natureza dos enantiômeros. Novata no jornalismo científico, fiquei encantada com a explicação do professor” - observou a jornalista.

Lançamento do livro na 39ª RASBQ

Para Lúcia Beatriz é uma felicidade muito grande lançar o livro no evento anual da SBQ, pois a trajetória dos 20 anos do LQOS (IQ - UNICAMP) confunde-se com a história de vida do professor Luiz Carlos Dias. E o cientista, no passado, teve uma passagem importante pela instituição.

Como Secretário-Geral da SBQ, entre 2000 a 2004, Dias foi responsável por implementar as inscrições online e instituir o uso de crachá obrigatório nas Reuniões Anuais, mediante o pagamento da taxa de inscrição do evento. Na época, a sua atitude “radical” foi criticada por alguns sócios da SBQ; entretanto, com o tempo, assimilada como necessária para manter o caixa da instituição no azul, regularizar a situação de seus funcionários e promover uma melhor organização do evento.

Apaixonada por escrever histórias cativantes para divulgar a Ciência, a jornalista Lúcia Beatriz Torres descobriu nas biografias científicas uma das melhores vertentes para o seu storytelling. Em seu livro, a autora compara essa, e outras atitudes de coragem e pulso firme do cientista, com Tex Willer - o ranger mais temido do Oeste, o seu personagem favorito dos gibis.

Seja bem-vindo nessa viagem pela Química Orgânica Sintética brasileira, contada através dos personagens que fizeram parte da história do LQOS. Aqui os sonhos se transformam em realidade, e as colaborações, possibilidades reais de levar o avanço científico ao alcance de quem mais precisa.

Ao publicar este livro, que retrata a história dos 20 anos do laboratório de Química de um  renomado professor da UNICAMP - que por acreditar nos seus sonhos fez avançar o estado da arte da Síntese Orgânica no Brasil - a autora busca desmistificar a figura do cientista e inspirar novas trajetórias de sucesso, sejam elas protagonizadas dentro ou fora do ambiente científico.


Fonte: Lucia Beatriz Torres (Jornalista de Ciência)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299