.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1230

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



28/07/2016



Biblioteca do IQSC: inovações exploram tendências e estimulam ambiente interativo de aprendizado


Chega de psssssssiu!!! Na biblioteca do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP, é o interessado quem dá o tom: tanto na voz quanto na forma de uso do espaço. Tendências mundiais estão transformando a visão de biblioteca, que passa também a ser vista como espaço social. Atenta a estas mudanças, a equipe do Serviço de Biblioteca e Informação (SBI) do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, com o apoio da Diretoria, iniciou em 2015 um processo de repensar o próprio espaço como um entreposto cultural ou ambiente interativo de aprendizado.

O desafio inicial foi quebrar o paradigma de biblioteca como depositária de acervo, para um espaço que facilita e estimula o acesso, contando com as tecnologias de informação e comunicação e assim, repensar um ambiente interativo de aprendizagem. Para tanto, foram sugeridas propostas que atendessem às novas expectativas do público-alvo, que estimulassem à reflexão, à busca e criação do conhecimento e que também suprissem a falta de um espaço cultural capaz de favorecer a integração e a socialização entre os vários públicos usuários, numa postura mais dinâmica e envolvida com o ambiente no qual está inserida.

Mudanças no layout foram implementadas com pouco recurso financeiro, tendo em vista as condições da instituição e de todo o país.

Atualização do conceito

A questão do volume de som permitido foi o ponto chave para a reestruturação pretendida. Cada um dos três andares (que somados ocupam uma área de 1442m2), recebeu uma classificação de nível de ruído, indo do volume normal de uma conversa em grupo no piso térreo até o silêncio absoluto, no último piso.

No térreo, o objetivo é promover a socialização e a integração. Assim, o novo layout abriu o espaço com as mesas de conversa em grupo (sim, você pode ir até a biblioteca do IQSC só para trocar ideias!) e novo Espaço de Leitura foi formado. Uma pesquisa junto aos usuários "Nosso espaço de leitura pode ficar a sua cara", utilizando a fanpage da biblioteca, apontou os títulos de livros que eles gostariam de ler, que foram adquiridos e doados pela Comissão de Graduação do Instituto. Agora a comunidade USP tem, além de uma biblioteca especializada com cerca de 120 mil volumes da área de Química (Biblioteca Regional na área de Química e Engenharia Química, segundo o CNPq/PADCT), um espaço de obras literárias de diferentes gêneros e autores, incluindo lançamentos e pode retirá-los por empréstimo. Segundo Bernadete Figueiredo Filho, da equipe SBI-IQSC, "as alterações neste piso trouxeram um público novo para a biblioteca. Notamos novos rostos e a mesa de estudo em grupo têm sido ocupadas com maior frequência".

Outra iniciativa, que fortalece o hábito de leitura, foi transformar a biblioteca num ponto de BookCrossing – movimento internacional definido basicamente pela prática de deixar um livro num local público, para que outros possam ler, sem a necessidade de identificação ou prazo de devolução. Eliana Cordeiro (equipe SBI-IQSC) comenta a iniciativa: "implementamos mudanças mas sem perder o foco na disseminação do conhecimento".

O piso intermediário é reservado para conversas moderadas e, portanto, o nível de ruído permitido é menor. Neste andar, o usuário encontra salas para estudo em grupo e mesas para estudo individual, com tomadas para uso de aparelhos eletrônicos. Em maio deste ano, foi disponibilizada uma Sala Multiuso, com recursos informacionais e multimídia necessários para auxiliar as atividades de ensino, realização de atividades extraclasse, palestras para pequenos públicos e treinamentos. O terceiro e último piso é dedicado àqueles que buscam silêncio e as coleções dividem espaço com as mesas de estudo individual.

Ambiente interativo de aprendizado

Este novo conceito e layout, enriquecido com a parceria docente, tem permitido o oferecimento de atividade de monitoria e aulas na biblioteca, além do treinamento em bases de dados. Um programa antiplágio também foi adquirido.

Com o intuito de auxiliar os alunos na preparação para o mercado de trabalho, a biblioteca realizou em suas dependências, o Workshop: "Como participar de processos seletivos", voltado principalmente para alunos do 3º e 4º anos e que teve o apoio da Comissão de Graduação da Unidade. Sonia Alves, da equipe SBI-IQSC, pondera que "estas iniciativas aproximam o aluno da biblioteca e derrubam velhos conceitos".

A exposição: "Retratos de Pai'', reuniu um conjunto de produções realizadas por crianças de 5 e 6 anos que frequentam a Creche e Pré –Escola São Carlos – USP, em parceria com a Creche e também com a Comissão de Cultura e Extensão do IQSC. Ao visitarem a exposição, estes artistas mirins desenvolveram atividades lúdicas e vivenciaram algumas horas na biblioteca universitária. Sakura só tem 6 anos, mas mostrou que sabe o que é uma biblioteca: "lugar de muitos livros legais" e disse gostar "porque a gente pode saber o que a gente não sabe" afirmou, sem parar de desenhar. Solange Puccinelli, da equipe SBI-IQSC lembra que "a realizaçã o de exposições na biblioteca já é de rotina, porém trazer um público tão jovem para desenvolver atividades aqui é a novidade".

Em comemoração à Semana Nacional do Meio Ambiente, foi organizada uma "Oficina de Origami com Papel Reciclado". "Queríamos fazer algo que remetesse ao uso do papel e soubemos que a filha de uma colega de trabalho faz trabalhos com origami, então fizemos o convite para ministrar a oficina. Observamos que durante a atividade, os participantes convidavam seus amigos e a atividade que estava prevista para durar duas horas se estendeu muito além do esperado", afirma Cibele Baldan da equipe SBI-IQSC.

Em outra ocasião, a equipe da Biblioteca organizou no andar térreo, uma atividade que convidou "Traga seu material para fazer artesanato com a gente!" reunindo descontração, criatividade e solidariedade, foi oferecida a "Oficina de Artesanato Solidário" onde cada participante ensinava e aprendia ao mesmo tempo. Segundo Wilneide Maiorano, da equipe SBI-IQSC, "as peças confeccionadas foram vendidas e o valor foi destinado à compra de gêneros de primeira necessidade e repassados a entidades carentes de nossa cidade".

Em junho, outra atividade integradora comemorou o "Dia do Profissional Químico". Permeado por um café temático junino, com direito a pipoca e amendoim, os participantes conheceram jogos didáticos com o tema "Ensino de Química" e a exposição "A Química da Festa Junina", esta última organizada pelo Grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) do IQSC. Essa parceria com o Grupo PET proporcionou às crianças do Projeto Pequeno Cidadão (Campus São Carlos) ouvir as explicações sobre como a Química se relaciona com o milho da pipoca, o bolo, o algodão doce e os fogos de artificio. Essa atividade foi muito interativa e após a conversa as crianças visita ram toda a Biblioteca. Sugestões e pontos de melhoria são possíveis também através da caixa de sugestões. Quem desejar atualizar-se sobre as atividades da biblioteca do Instituto de Química de São Carlos, pode acompanhar nosso facebook, avisa Fábio Boracini da Silva, também da equipe SBI-IQSC.

Em 2016 foi formado o grupo "Amigos da Biblioteca", composto por representantes discentes da graduação, pós-graduação, funcionário da Biblioteca e representante dos funcionários na congregação do IQSC, que ajudam nas sugestões e pontos de melhorias. A biblioteca espera assim, abrir mais um canal de participação e aproximação no âmbito da comunidade do IQSC.

Clelia Dimário, responsável pela equipe SBI-IQSC, afirma "são muitos os nossos desafios para o futuro. Estamos procurando realizar esta reestruturação de maneira que atenda às demandas e expectativas dos nossos usuários e dentro das condições atuais da Universidade. Queremos tornar a nossa Biblioteca também em um local de integração, um local mais atraente e prazeroso, um ambiente de aprendizagem interativa." Vitória Gonçalves (equipe SBI-IQSC) diz "contamos com o apoio de todos e é importante que continuem participando com a gente". Clélia convida "novas mudanças e projetos de melhoria virão pela frente. Queremos que você faça parte de nossa equipe!".

Site da Biblioteca: sbi.iqsc.usp.br
Facebook: www.facebook.com/BibliotecaIQSC
Contato: (16) 3373-8828


Fonte: Sandra Aparecida Zambon da Silva (IQSC-USP)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299