.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1231

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



04/08/2016



IUPAC 2017 tem nomes confirmados e programação científica robusta


Inscrições para trabalhos serão abertas em setembro, com condições especiais para associados da SBQ

A menos de um ano da realização do Congresso Mundial de Química IUPAC 2017, no Brasil, três vencedores de prêmios Nobel já confirmaram presença, cerca de 50% dos palestrantes estão definidos, e, a partir do mês que vem, estarão abertas as inscrições de trabalhos. "É um momento muito especial para toda a comunidade química no Brasil, porque estamos no centro das atenções de todo o mundo", afirma o professor Adriano D. Andricopulo, presidente do Comitê Organizador da IUPAC 2017. "É uma oportunidade única para interagirmos com os principais cientistas dos diversos países, mostrarmos nosso valor, e evoluirmos em conhecimento."

O Congresso Mundial da IUPAC 2017 será realizado de 9 a 14 de julho no WTC em São Paulo, simultaneamente com a 40ª Reunião Anual da SBQ, para um público esperado de cerca de 3 mil pessoas.

 
Conferencistas confirmados para a IUPAC 2017: Robert Huber, Nobel de 1988, pela determinação da estrutura tridimensional de um centro de reações fotossintéticas; Kurt Wüthrich, Nobel de 2002 pelos estudos na área de Ressonância Magnética Nuclear para determinar a estrutura tridimensional de macromoléculas biológicas em solução; e Ada Yonath, Nobel de 2009, por estudos sobre a estrutura e função dos ribossomos.  

A programação científica é constituída por 12 simpósios que cobrem todas as áreas da Química: Química Analítica e dos Alimentos; Ensino de Química; Química para Inovação Industrial; Síntese; Energia, Água e Ciências Ambientais; Química Verde e Biotecnologia; Química Inorgânica e Estrutural; Macromoléculas e Materiais; Bioquímica e Química Medicinal; Nanociências e Tecnologia; Produtos Naturais e Biodiversidade; Química computacional. Entre os palestrantes "keynote" e "invited", aproximadamente metade dos nomes estão definidos. Robert Huber, Nobel de Química em 1988, Kurt Wüthrich, 2002, e Ada Yonath, 2009 farão três das nove conferências plenárias planejadas.

O formulário para inscrição dos trabalhos estará disponível no site do evento a partir de 1 de setembro. O secretário adjunto do Comitê Organizador, professor Roberto Torresi, explica que dado o número maior de vagas para pôsteres em relação a apresentações orais, a concorrência deverá ser grande e bons abstracts farão a diferença para determinar a modalidade. "Aqueles que quiserem fazer apresentações orais devem vender bem seu peixe no abstract, pois haverá concorrência muito grande pelo espaço. Para a modalidade de pôsteres haverá mais vagas", observa.

Associados da SBQ terão condições diferenciadas para a inscrição dos trabalhos.

Acompanhe as novidades do Congresso Mundial de Química IUPAC 2017 aqui: http://www.iupac2017.org/index.php


Texto: Mario Henrique Viana (assessor de imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299