.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1234

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



25/08/2016



Escola de Química da UEG


Entre os dias 08 a 12 de agosto de 2016 foi realizada no campus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Goiás a I Escola de Química da UEG: Semana de Pesquisa, Ensino e Inovação Tecnológica. O evento foi organizado pelo Programa de Mestrado em Ciências Moleculares e os cursos de Química Licenciatura e Industrial, além do apoio direto da coordenação de pós-graduação do IQ-UFSCar, com o objetivo de dinamizar a integração entre os cursos de graduação e pós-graduação entre as instituições envolvidas e potenciais pesquisadores da área e profissionais da indústria.

A programação foi intensa e diversificada, contando com palestras em Inovação Tecnológica, Empreendedorismo e Educação Ambiental, minicursos (teóricos e práticos) e apresentação de trabalhos orais. A Escola contou com um público de mais de 250 participantes, com a presença dos professores Julio Zukerman Schpector (IQ/UFSCar), Dulce Helena Ferreira de Souza (IQ/UFSCar), Jean Marcel Ribeiro Gallo (IQ/UFSCar), Quezia Bezerra Cass (IQ/UFSCar), Silvio do Desterro Cunha (IQ/UFBA), Demétrio Antônio da Silva Filho (IF/UNB), Sandra Regina Longhin (PUC/Goiás), Claudio Benite (IQ/UFG), Agustina Echeverría (IQ/UFG), Wendell Coltro (IQ/UFG), Carlos Antônio Pereira Júnior (UFG), Orlene da Silva Costa (CCET/UEG), Nília Lacerda (CCET/UEG) e demais pesquisadores da UEG.

Os cursos de Química Licenciatura e Industrial, bem como o Programa de Mestrado em Ciências Moleculares da UEG foram criados com o objetivo de suprir uma demanda qualificada de profissionais para atuar no Estado de Goiás. Esta demanda pode ser bem exemplificada através da localização de um dos principais polos industrial brasileiro situado na cidade de Anápolis/GO, com foco nos setores farmacêutico, alimentício, têxtil, adubos e automobilístico. Dessa forma, torna de extrema importância desenvolver de maneira completa e estruturada projetos que contribuam para a formação de um profissional competente, inserido no contexto socioeconômico do Estado de Goiás e vinculado às atividades de pesquisa e inovação.

A aproximação dos cursos de Química da UEG com o IQ-UFSCar (nota 7 na CAPES) visa estabelecer parcerias entre as Instituições, transferindo sobretudo experiências e conhecimentos de um programa consolidado de pós-graduação para um centro emergente. O evento foi marcado pelo grande entusiasmo dos participantes, especialmente entre os alunos da UEG, os quais tiveram momentos de debaterem e discutirem os seus projetos de pesquisa, além de vislumbrarem perspectivas em eventuais colaborações científicas e oportunidades de darem sequência em seus estudos de doutorado.

Contatos: ppgq@ueg.br / http://www.ppgq.ueg.br/ / (62) 3328-1156


Fonte: Renato Rosseto (UEG)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299