.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1238

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



22/09/2016



Workshop debate conjuntura e perspectivas da pós-graduação em química


SBQ espera a participação de aproximadamente 70 coordenadores dos PPGQs, em novembro, em São Paulo

O presente e o futuro dos programas de pós-graduação em química no Brasil serão debatidos no XV Workshop para Coordenadores dos PPGQs, promovido pela SBQ. Este ano o encontro será em São Paulo, na sede do CRQ IV, em 23 de novembro. É uma oportunidade única para que todos os coordenadores – são cerca de 70 no País – possam trocar experiências e buscar soluções para problemas comuns.

 
 Professora Marília Goulart: "Estamos num momento de corte de verbas depois de anos de estímulo muito forte à pesquisa científica no Brasil. De um modo geral, os coordenadores estão preocupados com o futuro da PG brasileira."


 
 Professor César Zucco: "Por muito tempo o Brasil precisava que os PPGQs formassem professores e orientadores. Agora é um outro momento, e é preciso que passemos a formar profissionais comprometidos com o setor empresarial."


 
 Professor Luiz Henrique Catalani: "São verdadeiros heróis os professores que lutam para criar e consolidar um ambiente de pesquisa no Brasil, sobretudo em universidades com menos recursos."


"Estamos num momento de corte de verbas depois de anos de estímulo muito forte à pesquisa científica no Brasil, em que foram concedidas muitas bolsas, doutorados sanduíche, compramos equipamentos... De um modo geral, os coordenadores estão preocupados com o futuro da PG brasileira. Não sabemos como será 2017", afirma a Professora Marília Goulart (UFAL), vice-presidente da SBQ e organizadora do encontro.

O workshop terá a abertura do presidente da SBQ, Professor Aldo Zarbin (UFPR), e palestras dos professores: Jaílson B. de Andrade (UFBA), representante do MCTIC, sobre cenários atuais e futuros da C&T&I no Brasil; Adriano Monteiro (UFRGS), representante da Capes, sobre Sucupira e avaliação dos programas e Maria Domingues Vargas (UFF), sobre ética na produção científica e na pesquisa, assunto recorrente.

"A tarde faremos sessões de debates em que a tônica será ouvir os coordenadores e que eles possam contribuir em tópicos de relevância como formação, destino de egressos, alternativas de financiamento, novos formatos de avaliação, entre outros. Gostaríamos de contar com a presença de todos, porque é um momento em que os programas com conceito menor, ou situados em áreas mais remotas, precisam do suporte que a integração com programas mais consolidados, capitaneados pela nossa sociedade científica, oferece", explica Professora Marília.

Entre os temas que serão debatidos, um de fundamental importância é o modelo de avaliação dos Programas. "Estamos no fechamento do quadriênio, ano que vem teremos atualização dos conceitos Capes e precisamos debater como será o futuro da avaliação", ressalta Professora Marília. Neste sentido, as discussões devem girar em torno de uma sugestão do CNPq, que prevê a avaliação do impacto social dos programas.

O Fórum de Pós-graduação da SBQ foi inicialmente estabelecido durante uma Reunião Anual da SBQ em 2002 como um instrumento para conectar os coordenadores de programa de PG e fomentar a discussão sobre os caminhos da pós-graduação brasileira da área de química. Desde então o fórum se tornou ferramenta fundamental de intermediação entre os programas. "Muitos contribuíram para sua realização, entre eles a Profa. Solange Cadore (UNICAMP), o Prof. César Zucco (UFSC) e o Prof. Luiz Henrique Catalani (USP), com o constante apoio das Diretorias e Conselhos da SBQ, neste longo período. Nosso forte agradecimento a eles e a todos os coordenadores, que vivenciaram o processo", afirma a Professora Marília.

Para o Professor César Zucco (UFSC), ex-presidente da SBQ, uma questão fundamental para os programas de pós-graduação em química é responder às demandas não-acadêmicas. "Por muito tempo o Brasil precisava que os PPGQs formassem professores e orientadores. Agora é um outro momento e é preciso que passemos a formar profissionais comprometidos com o setor empresarial", avalia.

Em sua visão, a participação dos coordenadores é fundamental. "Desde 2002 tivemos grandes conquistas no âmbito do Workshop, a começar pelo ganho de qualidade – a SBQ sempre busca a maior qualidade possível, como resultado de suas ações. Cursos mais novos e menores sempre se beneficiam da integração e da interação com outros cursos, propiciada pelo Workshop", conclui.

O Professor Luiz Henrique Catalani, diretor do Departamento de Química da USP, coordenou o último Workshop de Pós-Graduação, realizado em 2015, em Águas de Lindóia-SP. "São encontros importantes porque tocam pontos que não são tratados nas reuniões com a Capes, e dizem respeito a todos os programas", observa Catalani. "No ano passado foi fantástico conhecermos a pós-graduação multicêntrica em Minas Gerais, que conseguiu criar uma rede pegando o melhor de cada região, para oferecer um programa onde não havia possibilidades para químicos", lembra o professor. "São verdadeiros heróis os professores que lutam para criar e consolidar um ambiente de pesquisa no Brasil, sobretudo em universidades com menos recursos."


Texto: Mario Henrique Viana (assessor de imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299