.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1244

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



03/11/2016



Homenagem a Angelo da Cunha Pinto


No dia 2 de dezembro, será celebrado, na sede da Academia Brasileira de Ciências (ABC), o aniversário do prestigiado Acadêmico Angelo da Cunha Pinto, querido por toda a comunidade científica e falecido em 2015. Nesta data, ele completaria 68 anos. Será realizado um simpósio em que colegas e alunos farão apresentações relativas à sua obra.

Angelo da Cunha Pinto foi professor e pesquisador do Instituto de Química da UFRJ e destacou-se na área da química de produtos naturais brasileiros. Foi atuante membro da ABC, onde participou por vários anos da Comissão de Seleção e do Conselho Consultivo, além de congressos e workshops.

Participou, também, ativamente de outras organizações que se destacam por sua luta pela melhoria das condições de pesquisa no Brasil, como a Sociedade Brasileira de Química, da qual foi presidente.

Conforme afirma a também Acadêmica Maria Domingues Vargas, esposa do professor, "será uma oportunidade para nos encontrarmos tendo como tema central a vida e a obra do Angelo, sob o olhar de diversos amigos, admiradores e colaboradores."

Confira abaixo o texto escrito por Maria Vargas e Jailson Bittencourt de Andrade, também membro da ABC e um dos organizadores do simpósio:

"Somos muitos, pois ele tinha uma visão que ia muito além de qualquer contorno da sociedade. Era um farmacêutico com coração de químico. Suas linhas de pesquisa se estenderam em vários domínios da Química Orgânica e de Produtos Naturais. Isolou muitos produtos naturais de uma variedade de espécies de plantas e desenvolveu diversos métodos sintéticos que levaram à obtenção de várias substâncias bioativas. Sua ação como cientista e formador de recursos humanos é bem conhecida, assim como seu ativismo em prol da comunidade científica e sua paixão pela SBQ. Porém, menos conhecidas, mas também suas paixões, foram a divulgação científica e o apoio ao ensino de química no nível médio. Ele acreditava que a sociedade precisava entender mais de ciência para poder valorizar o trabalho do cientista brasileiro.

Isso, e muito mais, sobre a vida de Angelo, será apresentado por colegas. Será uma data para celebrarmos a vida e obra desse grande cientista. Contamos com sua presença."

Confira aqui a programação do evento e faça sua inscrição para o Simpósio.

Serão fornecidos certificados de participação.

Homenagem a Angelo da Cunha Pinto
Data: 2 de dezembro de 2015, a partir das 9h
Local: Academia Brasileira de Ciências - Rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3º andar. Centro, Rio de Janeiro/RJ (próximo ao metrô Cinelândia)


Fonte: Academia Brasileira de Ciências








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299