.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1244

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



03/11/2016



Agência de Inovação da UFSCar lança e-book sobre procedimentos para abertura de empresas


A Agência de Inovação da UFSCar acabar de lançar o e-book "Abertura de Empresas: Procedimentos formais", um manual que objetiva esclarecer questões e procedimentos acerca do registro formal de abertura de empresas no Brasil, elaborado pelos integrantes e ex-integrantes da equipe de Transferência de Tecnologia da Agência, Meire Ramalho de Oliveira, Ana Lúcia Vitale Torkomian, Pedro Cesar Zavitoski e Victor Prado.

Considerando que a Agência de Inovação sempre pautou suas ações na proteção da propriedade intelectual e transferência de tecnologia da Universidade, e atendendo ao que determina a legislação vigente no Brasil, dadas as particularidades da UFSCar e o esforço nacional de promoção da inovação, há duas maneiras de fazer com o que conhecimento gerado na academia chegue ao setor empresarial e, consequentemente, à sociedade: por meio do licenciamento de sua propriedade intelectual para empresas já estabelecidas, que tenham participado (ou não) da pesquisa subjacente ao bem imaterial gerado; ou pelo licenciamento para novas empresas, as chamadas spin-offs acadêmicas, criadas justamente para explorar um conhecimento novo oriundo da Universidade.

Pensando em estimular o empreendedorismo inovador, o manual de procedimentos formais para a abertura de empresas trata deste assunto pouco difundido no ambiente acadêmico e, portanto, merecedor de esclarecimentos. Apesar de ser um material bastante útil sobretudo aos jovens empreendedores, alunos da graduação e pós-graduação, envolvidos em atividades de pesquisa nos grupos de excelência da UFSCar, os autores lembram que, além dos procedimentos formais para se criar uma empresa, é necessário que se considerem as políticas e regulamentações da instituição, por isso a expectativa é desmistificar o processo de criação de empresas e estimular atitudes empreendedoras no Brasil.

O e-book está disponível neste link.



Fonte: Agência de Inovação da UFSCar








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299