.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1245

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



10/11/2016



Plataforma da biodiversidade brasileira lança nova ferramenta de dados sobre espécies


O Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançou no dia 27/10 mais uma ferramenta de dados e conteúdos. Nomeado "Ficha de espécies", o novo aplicativo vai abrigar informações detalhadas sobre diversos tipos de espécies da fauna e flora brasileira. A ferramenta foi anunciada durante o simpósio científico "SiBBr: Implementando o GBIF no Brasil", realizado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília. A atividade marcou o encerramento do 23º Encontro do Conselho de Governança da Plataforma Global de Informação sobre a Biodiversidade (GBIF, na sigla em inglês), que aconteceu pela primeira vez no Brasil.

"Essa nova ferramenta irá trazer todas as fichas inventariadas pelo catálogo da fauna e flora brasileira que vamos disponibilizar para usuários com todas as informações disponíveis sobre as espécies, como, por exemplo, onde vivem, seus hábitos, fotografias e muito mais", explicou o coordenador de tecnologia da informação do SiBBr, Rafael Fonseca. "Hoje, já são aproximadamente 150 mil espécies. A ideia é que cada vez mais tenhamos dados especializados alimentados por pesquisadores. As fichas são voltadas não só para os especialistas, mas também o público geral".

Em setembro, um conjunto de ferramentas e serviços foi lançado para facilitar a publicação de dados e as pesquisas acadêmicas.

No simpósio, os participantes debateram o papel do GBIF como a maior infraestrutura global de dados sobre biodiversidade. O secretário-executivo da plataforma, Donald Hobern, apresentou as prioridades para o período de 2017-2021, enquanto a diretora do SiBBr, Andrea Portela Nunes, apresentou a evolução e as fases de implementação do sistema no Brasil.

"Temos muito a compartilhar com eles. A nossa experiência diária de engajamento é importante de ser compartilhada. Tem alguns países aqui que estão em estágio no GBIF anterior ao Brasil. Então, eles lucram muito em ver como o país se organiza, como aborda e faz o engajamento no trabalho de coleta de dados. Mas também é importante que o Brasil reconheça essa oportunidade da realização da reunião no país, como porta de entrada de cooperação que vai facilitar muito os trabalhos. Em comum, temos como principais desafios evoluir tecnologicamente sem reinventar a roda e de forma cooperativa", disse Nunes.

SiBBr

Iniciativa do MCTIC, com suporte técnico do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), o SiBBr é o primeiro passo para o Brasil consolidar uma sólida infraestrutura nacional de dados e conteúdos em biodiversidade. A plataforma online pretende reunir a maior quantidade de dados e informações existentes sobre a biodiversidade do país. O objetivo é apoiar a produção científica e processos de formulação de políticas públicas e tomada de decisões associadas à conservação ambiental e ao uso sustentável dos recursos naturais, por meio do estímulo e facilitação à digitalização, publicação na internet, integração de dados de livre acesso e uso de informações sobre a biodiversidade brasileira.

Acesse o portal do SiBBr.


Fonte: MCTIC








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299