.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1246

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



17/11/2016



Membros de Comitês de Assessoramento recebem boas notícias do Presidente do CNPq


 

Membros de CAs do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que estavam reunidos para julgar bolsas de Produtividade em Pesquisa, foram convidados pelo Presidente da Agência, Mario Neto Borges, para uma conversa de apresentação e discussão sobre a retomada dos investimentos; garantia das bolsas de pesquisas; e os melhores caminhos para o futuro do CNPq. A reunião foi no dia 09/11, no auditório do CNPq, em Brasília.

O encontro contou com a presença do Diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde, Marcelo Marcos Morales e foi o primeiro encontro do Presidente com membros dos CAs, desde sua nomeação, em 20 de outubro deste ano.

O presidente do CNPq destacou algumas boas noticias para a ciência brasileira, como a homologação do financiamento de 101 projetos de Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), contemplados no último edital, lançado em 2014. Os projetos serão financiados por parceria entre CNPq, FINEP e CAPES e os Estados, por meio de suas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa ¿ FAPs. Outros 151 projetos, recomendados no mérito, mas que não foram contempladas entre os projetos financiados, poderão solicitar um "Selo INCT" que os credenciará para busca de financiamento.

Ao todo, são 57 renovações ¿ 47 com o mesmo coordenador e 10 preexistentes, mas com coordenador diferente ¿ e 44 novos Institutos, envolvendo 8.738 pesquisadores envolvidos, de 410 laboratórios, localizados nas 27 Unidades da Federação.

Mario Neto garantiu, ainda, que "não haverá corte de recursos para PQ¿ e que ¿haverá uma recomposição das bolsas de Iniciação Científica".

Por fim, o Presidente anunciou que a partir desta quinta-feira, 10, ocorrerá a ¿reinstalação do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), presidido pelo Presidente da republica, responsável pelas políticas nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação¿, com a primeira reunião para esta tarde, no Palácio do Planalto. Veja mais.


Coordenação de Comunicação Social do CNPq








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299