.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1249

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



08/12/2016



Mais de 80 ICTs enviam propostas para se credenciar como Unidade Embrapii


A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) recebeu 85 propostas de instituições de ciência e tecnologia (ICTs) interessadas em obter credenciamento como uma das Unidades Embrapii. Lançado em setembro, o edital visa contratar mais cinco unidades para desenvolver projetos de inovação em parceria com empresas industriais.

O balanço foi apresentado, na última sexta-feira (2), pelo diretor-presidente da Embrapii, Jorge Guimarães, durante reunião do Conselho de Administração da organização social. A chamada contempla oito competências tecnológicas, que foram identificadas pela indústria como estratégicas. São elas: robótica, mecatrônica e manufatura avançada; química; química verde; materiais e minerais estratégicos; energia renovável; biotecnologia, biomassa e biodiversidade; tecnologia de alimentos; e biofármacos e fármacos.

"As áreas selecionadas são muito promissoras, e os estudos já mostraram que elas precisam de incentivos financeiros para que suas demandas sejam supridas. Aplicamos um razoável limite de investimentos nos planos de ação e acreditamos que eles serão bem executados", avaliou Guimarães.

Presente na reunião, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, reconheceu o esforço da Embrapii para estimular a inovação no País por meio de parcerias com ICTs e empresas. "Fico muito feliz de ver de perto o sucesso da Embrapii no estímulo à inovação no Brasil", disse. Embrapii.

Atualmente, a Embrapii possui 28 unidades e polos e já fechou 136 projetos em parceria com empresas no valor total de R$ 240 milhões. Por meio da cooperação com ICTs públicas ou privadas, a entidade visa compartilhar o risco na fase pré-competitiva da inovação. O financiamento da organização social obedece a seguinte regra geral: a Embrapii pode investir até 1/3 das despesas das Unidades com projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) com empresas, enquanto o restante é dividido entre a empresa parceira e a Unidade.

Ao compartilhar riscos tecnológicos, estimula-se o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade para, assim, potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado interno como no mercado internacional.


Fonte: Agência Gestão CT&I/ABIPTI, com informações da Embrapii e do MCTIC








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299