.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1249

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



08/12/2016



Pesquisadora do IPEN ganha Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia 2016


Dra. Denise Fungaro é uma das mais premiadas pesquisadoras do IPEN/CNEN-SP Foto: Divulgação ENAIQ.

O projeto de pesquisa intitulado "Produção de Sílica Gel e Nanosílica de Alta Pureza a partir de Cinzas da Biomassa de Cana-de-Açúcar com Alto Potencial de Comercialização", coordenado pela química Denise Alves Fungaro, do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN-SP), foi o vencedor do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia 2016, categoria Pesquisador. A entrega do troféu ocorreu no último dia 2, no 21o Encontro Anual da Indústria Química – ENAIQ 2016, em São Paulo.

Neste ano, houve um recorde de inscrições, foram submetidos 57 projetos. No desenvolvimento de seu projeto, Denise, que é do Centro de Química e Meio Ambiente (CQMA) do IPEN, contou com a colaboração de duas pós-doutorandas, a também química Suzimara Rovani, doutora em Ciências dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e a engenheira química Luciana Cavalcanti de Azevêdo, doutora em Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Doutora em Química pela Universidade de São Paulo (USP), Denise é uma das pesquisadoras mais premiadas do Instituto. Entre suas conquistas, que incluem trabalhos de orientandos, destacam-se o "1º Prêmio Enfil de Inovação em Tecnologia Ambiental, Enfil S/A Soluções Ambientais" (2013), o Prêmio Internacional da Água e da Ciência do Simpósio de Água de Cannes (França), UNESCO; Cidade de Cannes; Universidade das Nações Unidas e Universidade de Nice Sophia Antipolis (2006).

Para o diretor de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento (DPDE) do IPEN, Marcelo Linardi, "é mais um reconhecimento, fora do escopo do IPEN, do nosso trabalho. Como os índices têm mostrado, nós temos aumentado a qualidade das nossas publicações e dos nossos trabalhos científicos, essa premiação é um reflexo desse status, que temos alcançado nos últimos anos. É uma satisfação muito grande receber mais essa premiação no Instituto".

Sobre o projeto

De acordo com o resumo apresentado na premiação, o objetivo da pesquisa é a obtenção de material de alto valor agregado derivado das cinzas da biomassa de cana-de-açúcar, visando à criação de um novo nicho econômico para os subprodutos da indústria sucroalcooleira-energética brasileira. De acordo com a pesquisadora, as aplicações industriais da sílica gel e da nanosílica de alta pureza são em tintas, cerâmicas, revestimentos, pneus de carro, agentes de limpeza, filtros de água, dentre outros.

"A diferença é que a produção, a partir da cinza de cana, pode ser econômica e ambientalmente vantajosas em relação à sílica produzida industrialmente, reduzindo o impacto ambiental e agregando valor a um material que é um resíduo", afirma a pesquisadora, que recebeu o prêmio com "muita satisfação pelo reconhecimento do trabalho".

ENAIQ 2016

O ENAIQ é um dos maiores eventos do setor químico brasileiro e este ano, em sua 21aedição reuniu cerca de 600 participantes, entre executivos da indústria química e outros setores industriais, autoridades do Governo, parlamentares, pesquisadores e acadêmicos. Durante o evento, foi apresentado o desempenho da indústria química em 2016, além de debates com representantes de importantes setores industriais e palestras de profissionais renomados. O evento contou ainda com a participação do ministro das Relações Exteriores, José Serra, e do presidente da Petrobras, Pedro Parente.

No Encontro, foram anunciados os vencedores do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia, cujo objetivo é reconhecer os melhores projetos de inovação tecnológica, estimulando a pesquisa e a inovação entre pesquisadores e empresas na área de Química no âmbito nacional. Além disso, jovens estudantes vencedores das Olimpíadas de Química de 2016 foram homenageados.


Fonte: CNEN








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299